Videoconferência

O Papa ao povo do Congo e Sudão do Sul: Não percam a esperança!

“Queria dizer-lhes: não deixem que lhes roubem a esperança! Não deixem! Vocês são muito queridos por mim, mas muito mais preciosos e amados aos olhos de Deus, que jamais decepciona quem nele confia!”, disse o Papa em vídeo

Da Redação com Vatican News

Foto: Reprodução Vatican News

O Santo Padre enviou uma mensagem em vídeo, neste sábado, 2 , aos povos da República Democrática do Congo e da República do Sudão do Sul, países que deveria visitar, a partir de hoje. Na impossibilidade de viajar, disse:

“Como sabem, hoje, eu deveria ter ido em peregrinação de paz e reconciliação às suas terras. Só Deus sabe quanto sinto por ser obrigado a adiar esta visita tão desejada e esperada. Mas não devemos perder a confiança, pelo contrário, continuemos a manter a esperança de nos encontrarmos em breve, o mais rápido possível.”

Não podendo estar presente entre os povos da África, devido a questões de saúde, o Papa diz que, sobretudo nestas semanas, vai levar todos em seu coração, sobretudo na oração, tendo em mente os sofrimentos pelos quais passam há tanto tempo.

Falando da República Democrática do Congo, Francisco recordou a exploração, violência e insegurança, sobretudo no leste do país, onde continuam os conflitos armados, causando inúmeros e dramáticos sofrimentos, agravados pela indiferença e conveniência de muitos.

Depois, referindo-se ao Sudão do Sul, o Papa pensou no grito do seu povo pela paz, que, exausto pela violência e a pobreza, espera passos concretos no processo de reconciliação nacional, para o qual pretende contribuir, não sozinho, mas em peregrinação ecumênica, com dois queridos irmãos: o Arcebispo de Cantuária e o Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia.

Não percam a esperança!

Diante de toda essa realidade, Francisco quis expressar sua solidariedade aos amigos congoleses e sul-sudaneses, ciente de que as palavras, neste momento, não são suficientes para manifestar seus sentimentos, exortando que não permitissem que lhes roubassem a esperança. “Vocês são muito queridos por mim, mas muito mais preciosos e amados aos olhos de Deus que jamais decepciona quem nele confia! Todos vocês têm uma grande missão, começando pelos líderes políticos: virar página para empreender novos caminhos de reconciliação, perdão, convivência e desenvolvimento pacíficos.”

Olhem para os jovens!

O Papa acredita que a missão de revitalização do país deve ser assumida por todos, olhando juntos o futuro. “Aos tantos jovens que vivem nestas terras viçosas e feridas, que possam ser preenchidas de luz e de esperança; eles sonham dias de paz e merecem ver seus sonhos realizados. Por isso, por eles, em particular, é preciso depor as armas, vencer rancores, escrever novas páginas de fraternidade.”

Já no final do vídeo, Francisco acrescentou que as lágrimas derramadas na terra e as orações que a população eleva ao céu na são inúteis.

Por fim, o Papa acrescentou: “A consolação de Deus virá porque seus ‘planos são de paz e não de desventura’. Desde já, à espera de encontrá-los em breve, peço que a sua Paz desça aos seus corações.”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo