Após audiência com o Papa

O bem do povo deve ser prioridade, diz núncio da Venezuela

Núncio da Venezuela esteve com o Papa nesta manhã e comentou a situação no país

Da Redação, com Rádio Vaticano

“O bem do povo deve se tornar uma prioridade: somente assim se pode alcançar a paz”. Palavras do Núncio Apostólico na Venezuela, Dom Aldo Giordano, após ser recebido em audiência nesta segunda-feira, 26, pelo Papa Francisco.

A visita está em continuidade com aquela feita no início do mês por parte da Conferência Episcopal do país sul-americano, que atravessa uma grande crise político-econômica e social, com protestos quase diários contra o governo de Nicolás Maduro, que já provocaram a morte de quase 80 manifestantes.

Dom Aldo Giordano contou que o Papa expressou sua proximidade e afeto pela Venezuela e em particular seu sofrimento pelo quadro de violência. “Eu pude relatar a ele o que está acontecendo, o que acontece em nível de manifestações populares, dos problemas do povo da Venezuela, do problema da comida, dos medicamentos e também das dificuldades de ir ao encontro de uma solução. Infelizmente não se vê muita luz neste momento, porém o Papa encorajou muito a encontrar caminhos de solidariedade, o caminho de dar esperança às pessoas, manter uma fé e também reiterou que a Santa Sé está disponível para toda ajuda, caso se abrirem possibilidades de qualquer tipo de tratativa, ou quando constatar que existe uma vontade real de enfrentar os problemas”.

O núncio também manifestou ao Papa o carinho do povo venezuelano, em especial dos jovens, que costumam lhe pedir: “Núncio, por favor, leve o nosso abraço ao Papa”. Ele enfatizou que existem pessoas confiantes e que desejam a paz, mas a voz delas ainda não encontrou muita expressão. 

“Portanto a esperança é de que este povo bom da Venezuela possa, de qualquer forma, impor a sua agenda, que é uma agenda de reconciliação, de enfrentar os verdadeiros problemas, porque a família tem problemas concretos (…) O povo está sofrendo. Fazemos votos de que o bem do povo se torne uma prioridade para todas as forças políticas. Acredito que então se poderia também encontrar soluções ou iniciar processos também para tratar soluções políticas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo