Mais de 9,4 milhões de peregrinos participaram das 14.326 celebrações organizadas oficialmente ou por grupos privados no Santuário de Fátima no ano do Centenário
Da redação, com Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima acolheu em 2017, por ocasião do Centenário, 9,4 milhões de peregrinos participantes nas 14.326 celebrações oficiais e particulares organizadas nos espaços celebrativos do Santuário de Fátima.
Os números oficiais relativos ao ano do Centenário foram apresentados esta quinta-feira, 8, no 40º Encontro de Hoteleiros que decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.
O número recorde de peregrinos presentes na Cova da Iria ultrapassa as melhores expectativas do início do ano por parte das autoridades civis para o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.
A presença do Papa Francisco, que se fez peregrino de Fátima, em maio, e a Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto contribuíram para que se chegasse a um número expressivo de peregrinos, quer em grupos organizados- 8.881 peregrinações provenientes de 109 países, quer de forma espontânea.
Se considerarmos que o maior número de peregrinos visita a Cova da Iria entre maio e outubro, período em que no Santuário se celebram as seis aparições de Nossa Senhora, e por isso é considerado o tempo das grandes peregrinações internacionais, registou-se nesse período uma média de 1,6 milhões de peregrinos por mês, sendo que setembro e outubro são, cada vez mais, os meses escolhidos pelos grupos organizados para a peregrinação a Fátima.
Além disso, no ano de 2017 por comparação com o ano anterior, quase que triplicaram as peregrinações estrangeiras (7.110 peregrinações em 2017 e 2711 em 2016), tendo mais do que triplicado o número de peregrinos estrangeiros (374.586 em 2017 e 124.504 em 216). Também a origem destes grupos foi muito mais diversificada em 2017, confirmando não só a universalidade da Mensagem de Fátima mas também a internacionalização do Santuário, como espaço de oração, adoração e conversão.
Peregrinos da Ásia, Europa e Portugal
Somente da Ásia, de países maioritariamente hindus e muçulmanos, peregrinaram ao Santuário de forma organizada 31.561 peregrinos, confirmando a tendência de crescimento já manifestada em anos anteriores. Deve-se ressaltar aqui a presença de inúmeros peregrinos da China continental, República da Coreia, Filipinas e Vietname.
A Europa continua, contudo, a ser a origem da maioria dos peregrinos que visita a Cova da Iria em grupo. Países como Itália, Polónia, Espanha e Irlanda, e no ano do Centenário particularmente os países da Europa de Leste, como a Rússia, a Eslováquia, a Ucrânia e a República Checa, fizeram-se anunciar junto do Serviço de Peregrinos do Santuário com uma grande expressão.
De Portugal aconteceram várias peregrinações diocesanas, com particular relevo para as peregrinações de Leiria-Fátima, Lisboa, Coimbra e Porto pelo número de peregrinos envolvidos. Durante o ano de 2017 a diocese do Porto trouxe ao Santuário 80 mil diocesanos, 40 mil dos quais na peregrinação diocesana de 9 de setembro. De Lisboa participaram nas celebrações do Santuário 51.612 diocesanos e de Leiria-Fátima 27.247.
Leia também
.: Encerramento do Centenário de Fátima enfatiza paz mundial
Outros destaques da estatística
Das estatísticas oficiais do Santuário de Fátima relativas a 2017 destaque, ainda, para a presença de inúmeros celebrantes- 86.555- bem como o número de comungantes nas celebrações, que ultrapassaram os dois milhões. As missas oficiais continuam a ser as celebrações mais participadas no Santuário, com 3,9 milhões de peregrinos, logo seguidas do Rosário e Procissão das Velas, com 1,9 milhões de peregrinos participantes.
A Capelinha e as duas Basílicas são os lugares mais visitados, com 3,7 milhões e 1,1 milhões de peregrinos. De referir, ainda, que os grupos organizados estrangeiros participam em Vias Sacras, organizadas pelos próprios no Caminho dos Pastorinhos.
A título de curiosidade importa, também, uma referência estatística ao número de celebrações particulares organizadas no santuário que duplicou seja no que se refere às missas particulares (8005 em 2017 e 4535 em 2016) seja no que toca às outras celebrações (2192 em 2017 e 1102 em 2016).