Cerimônia de posse

Novo presidente da Coreia do Sul pede desnuclearização do Norte

Novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, cumprirá um mandato de cinco anos

Da redação, com ANSA

O novo presidente empossado tem como plano a recuperação a economia da Coreia do Norte. / Foto: Reprodução Reuters

Nesta terça-feira, 10, o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, tomou posse em uma grande cerimônia em Seul. A evento contou com a presença de cerca de 40 mil pessoas. Yoon assumiu o cargo em um momento de intensas tensões com a Coreia do Norte.

Yoon Suk-yeol explicou que embora os programas de armas nucleares da Coreia do Norte representem uma ameaça não apenas à segurança do país e à do nordeste da Ásia, a porta para o diálogo vai permanecer aberta para que a questão possa ser resolvida pacificamente.

“Se Pyongyang empreender seriamente um processo de desnuclearização, estamos prontos para apresentar um plano ousado que pode fortalecer muito a economia do Norte e melhorar a qualidade de vida de seu povo”, declarou o ex-procurador-geral.

Foi prometida por Yoon uma postura sem restrições em relação a Pyongyang e maior proximidade com Estados Unidos e Japão.

O novo presidente comentou que pretende reconstruir a nação com base em uma democracia liberal e uma economia de mercado. Ele pretende descrever os desafios que a Coreia do Sul enfrentará, principalmente em meio à pandemia de Covid-19, a reorganização das cadeias de suprimentos globais, o aumento da inflação e do desemprego.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo