Encontro no Vaticano

Papa recebe em audiência o presidente da Coreia do Sul

Na audiência com o presidente da Coreia do Sul, a esperança da reconciliação na Coreia

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco e o presidente sul-coreano Moon Jae-in / Foto: Reprodução Reuters

Na manhã desta sexta-feira, 29, o Papa Francisco recebeu em audiência o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, acompanhado pela esposa e comitiva.

Uma nota da sala de imprensa da Santa Sé informa que o encontro promoveu um diálogo cordial. Foi expressa a satisfação pelas boas relações bilaterais e pela contribuição positiva que a Igreja Católica oferece à sociedade, observando uma particular assiduidade na promoção do diálogo e da reconciliação entre os coreanos. Neste sentido, é compartilhada a esperança de que o compromisso comum e a boa vontade favoreçam a paz e o desenvolvimento na Península Coreana, sustentados pela solidariedade e pela fraternidade.

O encontro também foi considerado uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre uma série de questões relacionadas a assuntos atuais regionais e emergências humanitárias.

Em seguida, Moon Jae-in se reuniu com o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

A troca de presentes

No momento da troca de presentes, Francisco presenteou o presidente com uma medalha de bronze retratando o projeto original de Bernini para a Praça de São Pedro. Também entregou uma cópia da Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021, o Documento sobre a Fraternidade Humana assinado em Abu Dhabi, e o livro publicado pela editora Lev sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020.

O presidente retribuiu com uma cruz feita de arame farpado da zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte. Um “símbolo de paz”, lê a descrição, que afirma que foram feitas 136 cruzes idênticas, “levando em conta que são 68 anos de divisão territorial de cada lado”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo