Terrorismo

Novo atentado com carro-bomba mata 11 pessoas em Bagdá

Pelo menos 20 pessoas foram mortas e mais de 100 feridas em dois atentados em Bagdá, nas últimas 24 horas; ambos de autoria do Estado Islâmico

Da redação, com agências

Um primeiro atentado, que aconteceu pouco depois da meia-noite (horário local), desta terça-feira, 30, matou pelo menos 11 pessoas e feriu outras 75 em uma conhecida sorveteria, cheia de famílias que tinham saído para comer à noite, como é tradicional no mês do Ramadã.

Já pela manhã de hoje, num segundo ataque, pelo menos nove pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas depois que um carro-bomba estacionado em frente ao Departamento de Pensões Públicas, perto da ponte da Al Shohadaa, na região central de Al Shawaka, segundo informou a Agência EFE.

Entre as vítimas do atentado realizado durante a madrugada na sorveteria Al Faqma, um conhecido local do centro de Bagdá, havia um número indeterminado de crianças e mulheres.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria dos dois atentados, que foram realizados por terroristas-suicidas e, em ambos os casos, tinham como alvo a comunidade xiita, de acordo com os comunicados difundidos pela agência Amaq, que é vinculada aos jihadistas, e cuja autenticidade não pôde ser verificada.

Segundo a Agência Ansa, o EI tem multiplicado suas operações na capital iraquiana enquanto perde terreno para as forças do governo na região de Mosul, onde algumas centenas de milicianos permanecem entrincheiradas no centro da cidade, que é dominada pelo EI desde 2014.

O grupo terrorista sunita tem os xiitas entre seus principais alvos no Iraque, e os considera muçulmanos “apóstatas” ou hereges.

Atualmente, o exército e a Polícia Federal do Iraque realizam uma grande ofensiva contra o EI em Mossul, no norte do país, que foi a maior cidade conquistada pelos jihadistas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo