Combate ao vírus

Nova vacina contra o ebola será testada na Guiné

A partir deste sábado, 7, começam os testes clínicos que antecedem a comercialização de uma vacina contra o vírus ebola

Da Redação, com Agências

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que começa neste sábado, 7, os últimos testes clínicos antes da comercialização de uma vacina contra o vírus ebola. A vacinação ocorrerá na região da Baixa Guiné, local com o maior número de casos da doença.

A vacina VSV-Zebov foi desenvolvida no Canadá e será testada em milhares de pessoas que serão supervisionadas pelo Ministério da Saúde Guineense (OMS), pela organização Médicos Sem Fronteiras, pelo Epicentro e o Instituto da Saúde Pública norueguês.

“Trabalhamos duramente para chegar a esse ponto”, declarou em comunicado Margaret Chan, diretora-geral da OMS. “Se essa vacina for considerada eficaz, será uma grande vitória na prevenção ao vírus”, acrescentou.

Desde setembro, duas vacinas contra o ebola foram testadas em 15 países da África, Europa e América do Norte.

De acordo com os últimos dados da OMS, divulgados nesta quarta-feira, 4, foram confirmados 51 novos casos da doença na semana passada, contra 35, em Guiné-Conacri, na semana anterior. O balanço até agora é 3.219 casos e 2.129 mortes.

A última epidemia do vírus ebola, declarada urgência de saúde mundial em agosto passado, deixou mais de 9,8 mil mortos, sobretudo em Serra Leoa, na Guiné-Conacri e Libéria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo