Reunião internacional

Nova Iorque sedia nova rodada de diálogo para a paz na Síria

Neste fim de semana, líderes internacionais discutem soluções para que se alcance a paz na Síria, devastada pela guerra civil

Da Redação, com Rádio Vaticano

O fim de semana será de intensos trabalhos em Nova Iorque para discutir soluções que estabeleçam a paz na Síria. Nesta sexta-feira, 18, é realizada uma nova rodada de diálogos na ONU entre o grupo internacional de apoio ao país do Oriente Médio. Enquanto isso, seguem as incursões da Rússia sobre a Síria.

A reunião será aberta pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e presidido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry; também participará o ministro dos Exteriores, Paolo Gentiloni. Nesta quarta-feira, 17, o chefe da diplomacia americana antecipou parte dos diálogos por telefone com o colega russo Serghiei Lavrov.

Confira também
.: Bispos sírio-católicos pedem paz para Síria e Iraque
.: Solução para a crise síria é tema de debate entre líderes diplomáticos
.: O que está por trás do drama dos refugiados da Síria?

Também deve participar dos trabalhos o enviado especial das Nações Unidas na Síria, Staffan de Mistura, que está preparando um projeto para o cessar fogo em nível nacional que leve ao fim de todas as operações militares. Enquanto isso, os combates continuam. Segundo os jihadistas, já são 21 mortos e 11 feridos, todos civis, nos ataques russos realizados em alguns bairros residenciais na cidade de Raqqa, fortaleza do Estado Islâmico na Síria.

O ministério do Interior russo disse que as autoridades de Ancara impediram até agora que mais de 36 mil supostos “combatentes estrangeiros” se juntasse ao Estado Islâmico através do território turco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo