Neste fim de semana, líderes internacionais discutem soluções para que se alcance a paz na Síria, devastada pela guerra civil
Da Redação, com Rádio Vaticano
O fim de semana será de intensos trabalhos em Nova Iorque para discutir soluções que estabeleçam a paz na Síria. Nesta sexta-feira, 18, é realizada uma nova rodada de diálogos na ONU entre o grupo internacional de apoio ao país do Oriente Médio. Enquanto isso, seguem as incursões da Rússia sobre a Síria.
A reunião será aberta pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e presidido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry; também participará o ministro dos Exteriores, Paolo Gentiloni. Nesta quarta-feira, 17, o chefe da diplomacia americana antecipou parte dos diálogos por telefone com o colega russo Serghiei Lavrov.
Confira também
.: Bispos sírio-católicos pedem paz para Síria e Iraque
.: Solução para a crise síria é tema de debate entre líderes diplomáticos
.: O que está por trás do drama dos refugiados da Síria?
Também deve participar dos trabalhos o enviado especial das Nações Unidas na Síria, Staffan de Mistura, que está preparando um projeto para o cessar fogo em nível nacional que leve ao fim de todas as operações militares. Enquanto isso, os combates continuam. Segundo os jihadistas, já são 21 mortos e 11 feridos, todos civis, nos ataques russos realizados em alguns bairros residenciais na cidade de Raqqa, fortaleza do Estado Islâmico na Síria.
O ministério do Interior russo disse que as autoridades de Ancara impediram até agora que mais de 36 mil supostos “combatentes estrangeiros” se juntasse ao Estado Islâmico através do território turco.