Em setembro

Nos EUA, Papa deve visitar Washington, Nova York e Filadélfia

Membro do Comitê Organizador da visita do Papa aos Estados Unidos adianta algumas informações preliminares sobre a viagem do Pontífice ao país

Da redação, com Rádio Vaticano

Dom Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em Nova York / Foto: Arquivo

Dom Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em Nova York / Foto: Arquivo

O Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em Nova York, Arcebispo Bernardito Auza, revelou neste domingo, 18, que a visita do Papa Francisco aos Estados Unidos, em setembro, deve incluir três cidades: Washington, Nova York, e, naturalmente, Filadélfia, onde presidirá ao VIII Encontro Mundial das Famílias, de 22 a 27 de setembro.

O Arcebispo filipino falou com a imprensa em Manila, pois participou da visita do Pontífice à nação asiática. Segundo Dom Auza, as informações ainda são preliminares, pois a primeira visita do Comitê organizador de viagens papais, para acertar a programação, deve se realizar em fins de fevereiro.

Canonização

No voo que o levou de Sri Lanka às Filipinas, na última quinta-feira, 15, o Papa antecipou que canonizará o chamado ‘Pai da Califórnia’, o Beato Junípero Serra, e – adiantou o Núncio Auza – a cerimônia poderá ser celebrada em Washington”, pois há uma estátua deste missionário, um dos fundadores da Califórnia, diante do Capitólio.

Além de Dom Auza, outros membros do Comitê organizador da visita aos EUA são o Núncio Apostólico no país, Dom Carlo María Viganó; o Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington; o Cardeal Sean Patrick O’Malley, Arcebispo de Boston; o Arcebispo de Louisville e Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom Joseph Kurtz; o Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nueva York; o Arcebispo de Filadélfia, Dom Charles Chaput; e Dom Ronny Jenkins, Secretário-Geral do Episcopado estadunidense.

A última vez que um Papa esteve no estado de Filadélfia foi na visita de São João Paulo II, em 1979. O ‘Papa peregrino’ queria ser recordado como o ‘Papa das famílias’, razão pela qual será um dos Patronos do Encontro Mundial nos EUA. Santa Gianna Beretta Molla, canonizada em 2004 pelo Papa João Paulo II, será co-Patrona.

O VIII Encontro Mundial das Famílias terá o tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. As famílias e grupos de peregrinos que desejam participar do evento, com o Papa Francisco, já podem se inscrever pelo site oficial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo