TEMPESTADE TROPICAL

Nos Estados Unidos, passagem de Nicholas deixa casas submersas

O furacão regrediu para a categoria de tempestade tropical, mas deixou diversas residências sob a água

Da redação, com Reuters

Furacão Nicholas deixou casas submersas durante sua passagem pelos Estados Unidos / Foto: Reprodução Reuters

Vídeos divulgados em mídias sociais mostraram casas em Jamaica Beach, no Texas, parcialmente submersas nas enchentes desta terça-feira, 14, após a passagem do furacão Nicholas, que atingiu a costa e se transformou em uma tempestade tropical.

Esta é a segunda grande tempestade a ameaçar a região nas últimas semanas, após o furacão Ida matar mais de duas dezenas de pessoas em agosto e devastar comunidades em Louisiana, próximo a Nova Orleans.

A tempestade Nicholas deve perder mais força se tornar uma depressão nesta quarta-feira, 15, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões (NHC). Ele ainda pode causar enchentes potencialmente fatais nos próximos dias, alertou a agência.

A tempestade Nicholas estava a cerca de 10 milhas (15 km) a sudeste de Houston às 10h, horário central, rumo ao nordeste com ventos máximos de 45 milhas por hora (75 km por hora), informou NHC em um boletim.

Rezando por todos

O arcebispo José H. Gomez, de Los Angeles, presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), divulgou uma nota oficial em que pede que bispos e religiosos estadunidenses considerem realizar uma coleta especial voluntária em suas dioceses para o Fundo para Desastres de Emergência dos Bispos. As doações ajudarão na recuperação humanitária de longo prazo.

“Estamos rezando pela segurança de todos durante a passagem do furacão Nicholas”, foi a mensagem postada no microblog Twitter pela Conferência dos Bispos Católicos do Texas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo