UM DIA DEPOIS

Furacão preocupa autoridades e deixa milhares sem energia em Louisiana

O furacão Ida chegou neste domingo, 29, a Louisiana e atingiu a categoria 4, 16 anos depois do furacão Katrina devastar o estado

Da redação, com Reuters

Imagens aéreas mostram os estragos causados pelo furacão Ida / Foto: Reprodução Reuters

Quase toda o estado de Louisiana perdeu energia elétrica nesta segunda-feira, 30, depois que um dos furacões mais poderosos que atingiu a região derrubou linhas de energia, inundou estradas e comunidades isoladas ao sul de Nova Orleans.

Ida atingiu a costa no domingo como um furacão de categoria 4, 16 anos após o furacão Katrina, evocando memórias de um desastre que matou mais de 1.800 pessoas em 2005 e devastou Nova Orleans.

Depois de despejar um dilúvio em Louisiana no final da tarde de segunda-feira, 30, e matar pelo menos duas pessoas, Ida foi rebaixada para uma depressão tropical enquanto seus olhos se arrastavam para o vizinho Mississippi. O governador da Louisiana, John Bel Edwards, disse que mais mortes são esperadas em seu estado.

A empresa de energia Entergy informou aos clientes nas áreas mais afetadas que eles podem ficar sem energia por semanas.

A mudança climática reforça a ideia de um clima mortal e desastroso em todo o mundo, incluindo furacões mais fortes e com mais danos.

O presidente Joe Biden declarou um grande desastre no estado, ordenando assistência federal para reforçar os esforços de recuperação. A Federal Emergency Management Administration (FEMA) enviou 3.600 pessoas de seu pessoal e 3,4 milhões de refeições para a área devastada pela tempestade, informou a Casa Branca em um comunicado.

Pouco mais de 1 milhão de residências e empresas en Louisiana estão sem eletricidade e quase 113 mil no Mississippi, de acordo com o site de rastreamento PowerOutage.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo