NOVO BISPO

Dom Antônio Vilar toma posse como novo bispo de São José do Rio Preto

Bispo assumiu a direção da diocese de São José do Rio Preto neste sábado, 19, no dia dedicado à Solenidade de São José e aniversário da cidade

Thiago Coutinho
Da redação

Dom Antônio é o novo bispo diocesano de São José do Rio Preto / Foto: Felipe Melo – CN

Neste sábado, 19, o bispo diocesano Dom Antônio Emídio Vilar tomou posse da diocese de São José do Rio Preto (SP). A posse de Dom Antônio é realizada no dia dedicado a São José. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco para a nova missão em janeiro passado. 

Bispos de todo o país foram prestigiar a posse de Dom Antônio — entre eles, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e que já foi bispo de São José do Rio Preto. Ainda que as medidas sanitárias por conta da pandemia tenham sido flexibilizadas, os responsáveis pela diocese pediram que fiéis e diocesanos fizessem uso de máscara e álcool em gel para a higienização das mãos. Além disso, o estacionamento foi aberto a público, para que fiéis pudessem acompanhar o evento.

Leia também
.: Dom Antônio Emídio comenta sua nomeação para diocese de Rio Preto

Fiéis acompanham a celebração de posse de Dom Antônio Vilar / Foto: Felipe Melo – CN

Assim que iniciou a celebração eucarística, Dom Antônio agradeceu aos bispos que o antecederam, aos fiéis presentes e aqueles que gostariam de ter participado do evento, mas não puderam. “Saúdo também os religiosos e religiosas, todo o povo santo de Deus aqui presente, inclusive quem nos acompanha pela rede social e pela tevê”, disse.

“A Igreja nos chama a sair”, afirmou o novo bispo de São José do Rio Preto. “Que José nos ajude a responder este chamado. De fato, Belém e Nazaré mostram a opção de Deus pela periferia. A Igreja é chamada a sair para evangelizar os pobres e Deus nos convida a descobrir o que é válido realmente: a pessoa”, seguiu.

São José

A homilia de Dom Antônio foi centrada na figura de São José. O bispo diocesano citou diversas passagens que mostram a proximidade do Santo aos objetivos do Pai, ou seja, levar o bem e a igualdade, especialmente aos mais necessitados. Precisamos, segundo o bispo, estar em silêncio para ouvir o chamado de Deus.

“Não é fácil reconhecer a voz de Cristo em meio a tantas vozes de preocupações, desejos e esperanças. Mas, sem este treino que vem do silêncio, até nossa fala pode adoecer. Ao assumir o pastoreio desta diocese, lembro-me das dioceses em que estive e aprendi lições enriquecedoras e inefáveis. E por tudo dou graças a Deus, pois cada passo é uma aprendizagem”, ponderou.

E citou, inclusive, Dom Bosco. “Em 2008, quando foi nomeado bispo, pensava nas palavras de Dom Bosco que dizia: ‘o desejo do Papa é para nós uma ordem’”. E citou também o aniversário de São José do Rio Preto, que completa 170 anos e compreende o território da diocese que presidirá. “Disponho-me a conhecer ainda mais a história desta cidade. Deus nos guie e nos ajude a perscrutar os nossos caminhos”, observou o novo bispo.

Dom Antônio Emídio

Dom Antônio Emídio Vilar, 64 anos, é natural de Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso (MG), mas a família se firmou em Batatais (SP) semanas depois do seu nascimento. É religioso salesiano desde 1976, foi ordenado presbítero em 1986 e é bispo desde 2008. Seu lema é “Animan pro Ovibus” (A vida pelas ovelhas (Jo 10,11). 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo