Desde que foi eleito Papa, Francisco é indicado ao Nobel da Paz; Papa concorre com mais 273 candidatos
Da Redação, com Rádio Vaticano
O prêmio Nobel da Paz 2015 pode ir para o Papa Francisco. Pela terceira vez, o Santo Padre concorre ao prêmio junto com mais 273 candidatos que foram indicados por organizações internacionais. O vencedor será anunciado no próximo dia 9 de outubro.
Francisco se tornou uma das figuras mais fortes por sua mediação e pacificação de conflitos. Um dos episódios recentes e marcantes foi seu diálogo com Estados Unidos e Cuba, levando ao restabelecimento de relações diplomáticas após mais de 50 anos de ruptura.
O comitê organizador do prêmio informou que recebeu 273 candidaturas aoNobel deste ano, das quais 68 são organizações e 205 personalidades. Desde que foi eleito Bispo de Roma, Francisco foi indicado à premiação.
A entrega do prêmio está prevista para dois meses após o anúncio, em cerimônia realizada em Oslo. O prêmio é atribuído à pessoa que “mais ou melhor tenha trabalhado em favor da fraternidade entre as nações, a abolição ou redução dos exércitos existentes e a celebração e promoção dos processos de paz”. Desde que foi instituído por Alfred Nobel em 1895, nenhum Papa recebeu a distinção.
Em 2014, os vencedores do Nobel da Paz foram o indiano Kailash Satyarthi, por sua luta contra a supressão das crianças e jovens, e a paquistanesa Malala Yousafzay, pela luta em prol do direito de todos à educação.