Palavras de Francisco

China acolhe com emoção apelo do Papa por vítimas de explosão

Missionário em Hong Kong, padre comenta como a China recebeu as palavras do Santo Padre. Número de vítimas da explosão já subiu para 114

Da Redação, com Rádio Vaticano

Subiu para 114 o número de vítimas da explosão que, na semana passada, atingiu a zona industrial da cidade de Tianjin, na China. O apelo do Papa Francisco no sábado, 15, no Angelus da Solenidade da Assunção da Virgem Maria, para com as populações que sofreram com o acidente gerou emoção na China.

“O meu pensamento vai, neste momento, para a população da cidade de Tianjin, na China setentrional, onde algumas explosões na área industrial causaram numerosos mortos e feridos e grandes danos. Asseguro a minha oração por aqueles que perderam a vida e por todas as pessoas provadas por esse desastre; que o Senhor lhes dê conforto e o apoio a quantos estão empenhados em aliviar os seus sofrimentos”, disse Francisco.

A televisão chinesa deu ampla cobertura às palavras do Santo Padre, como relata, de Hong Kong, o missionário do Instituto Pontifício de Missões no Exterior (PIME), padre Sérgio Ticozzi. Ele explica que essa transmissão televisiva das palavras do Papa aconteceu, porque a China está interessada na relação com o Vaticano.

“Certamente é uma coisa positiva, é um passo em frente. Até agora, tudo aquilo que dizia respeito ao Vaticano e ao Papa não era apresentado na televisão chinesa. Se houve essa apresentação, é sinal de que a China está interessada na relação com o Vaticano, está interessada em apresentar o Papa Francisco, sobretudo na sua atitude de compaixão, de misericórdia para com pessoas que estão sofrendo. Isso é verdadeiramente positivo.”

Leia também
.: Após três anos, bispo com aval do Papa é ordenado na China

O padre Ticozzi comentou, em síntese, a situação que se vive em Tianjin. “Há mais de 100 mortos e, além do mais, há a poluição atmosférica que tentam não sublinhar demasiado. Contudo, há, de fato, na atmosfera substâncias químicas que prejudicam a saúde humana: há este perigo”.

“Tentam fazer calar todas as informações sobre o fato concreto. Dizem as coisas genericamente, mas não todas as consequências que possam provocar e que preocupam as pessoas. Portanto, tentam fazer passar as notícias não demasiado negativas. Isso é um fato. Agora, no entanto, com as comunicações via internet, e-mail e telemóveis, as pessoas ficam sabendo de tudo.”

A grande preocupação com esse acidente na China é a presença, nos depósitos que explodiram, de centenas de toneladas de cianeto de sódio, substância que foi localizada em pelo menos dois pontos da área da zona acidentada. Temem-se contaminações e as autoridades chinesas ordenaram a imediata evacuação das zonas residenciais num raio de 3 quilômetros da explosão.

O cianeto de sódio é um produto químico altamente tóxico que pode formar um gás inflamável em contato com a água. Segundo informações da comunicação social chinesa, o armazém tinha em estoque 700 toneladas dessa substância.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo