CRIME

No Japão, incêndio em Osaka tira a vida de 27 pessoas

A polícia japonesa investiga a possibilidade de um homem carregando combustível ser o responsável pelo crime

Da redação, com Reuters

Polícia cerca prédio em Japão onde incêndio, possivelmente criminoso, aconteceu / Foto: Reprodução Reuters

Estima-se que pelo menos 27 pessoas morreram após um incêndio atingir uma clínica psiquiátrica na cidade de Osaka, no Japão, nesta sexta-feira, 17, e a polícia estava investiga um possível incêndio criminoso após relatos de que um homem havia derramado o líquido que causou o incêndio.

O incêndio começou na clínica no quarto andar de um prédio comercial em um distrito movimentado da cidade ocidental por volta das 10h00 (0100 GMT), disse a emissora pública NHK.

“Nunca imaginei que isso acontecesse [próximo ao meu local de trabalho]”, disse Hiroyuki Sasaki, 77, operador de uma casa noturna, um curioso que trabalha próximo ao local.

“Pessoas que lutam contra doenças sofreram isso do nada”, disse Yukari Tanaka, de 37 anos, em declarações à Reuters, não muito longe do prédio atingido pelo incêndio. “Fico muito triste ao pensar na situação deles e em suas famílias”.

O suspeito

Um homem, de aproximadamente 50 ou 60 anos, foi visto carregando um saco com um líquido para dentro do prédio, onde o colocou próximo a um aquecedor e o derrubou, derramando o líquido e ateando o fogo, informou o canal Kyodo News.

Outros meios de comunicação afirmaram que o homem era considerado paciente da clínica e que carregava uma bolsa com vazamento de líquido para a área de recepção antes do início do incêndio.

O homem que se acredita ter causado o incêndio foi levado ao hospital e está em estado crítico, disse a NHK.

Vinte e quatro pessoas foram confirmadas como mortas, disse a NHK, enquanto um oficial do corpo de bombeiros da cidade de Osaka disse à Reuters que 27 pessoas sofreram parada cardiorrespiratória, termo usado no Japão antes que uma morte fosse oficialmente confirmada.

Um incêndio criminoso em um estúdio de animação na cidade de Kyoto em 2019 matou 36 pessoas e feriu dezenas. Um incêndio em 2001 em um prédio no distrito de entretenimento de Kabukicho, em Tóquio, matou 44 pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo