Angelus

No Angelus, Papa ressalta importância de profissão de fé de Pedro

Nesta sexta-feira a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco no Angelus desta quarta-feira, 29 / Foto: Reprodução Youtube VaticanNews

Ao iniciar o Angelus nesta sexta-feira, 29, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco recordou a Solenidade de São Pedro e São Paulo:

“Hoje, a Igreja peregrina, em Roma e no mundo inteiro, retorna às raízes da sua fé e celebra os Apóstolos Pedro e Paulo. Seus restos mortais, que descansam nas duas Basílicas a eles dedicadas em Roma, são muito queridos aos romanos e aos numerosos peregrinos que aqui os veneram!”

O Papa falou sobre a liturgia do dia, e lembrou o diálogo de Jesus com os discípulos, em que os questiona sobre a sua identidade: “Quem dizem que eu sou? E vós, quem dizeis que Eu sou?”. Francisco ressaltou que Jesus, neste episódio, parece mostrar aos discípulos que uma coisa é seguir a opinião corrente, que é verdadeira, mas parcial. E uma outra coisa é seguir a experiência pessoal com o Senhor, e lembra que Pedro respondeu corretamente “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”.

Francisco explicou que o mundo, durante os séculos, definiu Jesus de vários modos, ora como um grande profeta da justiça e do amor, um mestre, revolucionário, sonhador dos sonhos de Deus… porém a resposta de Pedro, “homem humilde e cheio de fé”, resume toda a verdade evangélica: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E ressalta que esta é a certeza de todo aquele que teve uma experiência com Jesus: de ter encontrado a fonte da vida.

Pedra e Igreja

A partir da resposta de Pedro, Jesus declara que Pedro é pedra e sobre esta edificaria sua Igreja.

“É a primeira vez que Jesus pronuncia a palavra Igreja, e o faz exprimindo todo o seu amor para com ela” – diz o Papa- “Minha Igreja, nova aliança, não mais baseada na descendência e na lei, mas na fé em Jesus, o rosto de Deus.”

Por fim o Pontífice pediu:

“Por intercessão da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, que o Senhor conceda à sua Igreja, a Roma e ao mundo inteiro ser sempre fiel ao Evangelho, ao qual os Santos Pedro e Paulo consagraram as suas vidas”.

Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

Ao final da oração mariana do Angelus, o Santo Padre agradeceu a presença dos fieis presentes e fez votos para que possam, com entusiasmo e generosidade, prestar sempre seu serviço ao Evangelho e à Igreja.

O Santo Padre concluiu sua saudação, recordando, de modo particular, a presença de uma Delegação do Patriarcado Ecumênico, que, por ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, é enviada pelo Patriarca Bartolomeu para participar desta celebração.

“Que esta tradicional presença, exortou Francisco, seja um ulterior sinal do caminho de comunhão e fraternidade que, graças a Deus, caracteriza as nossas Igrejas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo