Eleições nos EUA

Nesta terça, norte-americanos vão às urnas para escolher novo presidente

Previsão é que resultados das eleições sejam divulgados nesta quarta-feira, 6; Kamala Harris e Donald Trump são os candidatos mais expressivos e enfrentam disputa acirrada 

Da redação, com agências

Cenário eleitoral aponta disputa acirrada entre Donald Trump e Kamala Harris /Foto: Reprodução Reuters

Os norte-americanos estão indo às urnas nesta terça-feira, 5, para escolher o novo presidente dos Estados Unidos (EUA). Como a votação é majoritariamente em cédulas de papel, o resultado pode levar dias para ser anunciado – principalmente pela disputa apertada entre os dois principais candidatos.

Segundo pesquisas, Kamala Harris (Partido Democrata) e Donald Trump (Partido Republicano) estão equilibrados em sete grandes estados dos EUA. Diferentemente do Brasil, no país, o vencedor não necessariamente é o que tem o maior número de votos, e sim o escolhido por pelo menos 270 dos 538 delegados existentes (cada um dos 50 estados e o Distrito de Colúmbia tem uma quantidade de delegados relativa ao número de habitantes). 

Os delegados tomam suas decisões com base nos resultados da votação popular desta terça, tendendo a eleger o mesmo candidato votado pelo povo. No entanto, nem sempre isso acontece – como no caso de Al Gore, em 2000, e Hillary Clinton, em 2016. Vencer nos estados que somam o maior número de delegados pode ser uma grande vantagem.

Fechamento das urnas

Às 21h desta terça, as urnas começam a ser fechadas. A previsão é de que nesta quarta-feira, 6, seja possível mensurar quem venceu as eleições 2024. A primeira urna aberta para votação foi na comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, à meia-noite do horário local (2h, em Brasília).

Voto e apuração

A organização que promove o uso de tecnologia responsável pelo processo eleitoral americano, a Verified Voting, estima que 70% dos eleitores norte-americanos votarão em cédulas de papel. A maior parte da contagem destes votos acontece por meio de scanners ópticos – mas também há a leitura manual por trabalhadores eleitorais.

O restante dos eleitores deve votar nas máquinas eletrônicas de registro direto (DRE, na sigla em inglês). O uso dos Dispositivos de Marcação de Cédulas (BMD, na sigla em inglês), é uma possibilidade e é voltado para acessibilidade das pessoas com deficiência. 

Candidatos

Os principais candidatos à presidência são Kamala Harris e Donald Trump. A primeira é a atual vice-presidente dos Estados Unidos e concorre pelo Partido Democrata, já o segundo concorre pelo Partido Republicano e já foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021.

Apesar da disputa estar entre Harris e Trump, há outros candidatos: Jill Stein, Peter Sonski, Chase Oliver e Cornel West. Stein é médica, doutora em física e concorre ao cargo pela terceira vez pelo Partido Verde. Sonski é candidato pelo Partido Americano da Solidariedade (pró-vida) – recente, pequeno, mas em crescimento. Oliver é o candidato do partido Libertário, enquanto West possui uma candidatura independente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo