Tragédia

Naufrágio mata 50 imigrantes e deixa outros 90 desaparecidos na Líbia

Autoridades do país informaram que 279 pessoas foram resgatadas com vida, entre elas 19 mulheres e 17 crianças

Da redação, com Ansa

Uma tragédia na Líbia tirou a vida de 50 imigrantes e deixou outras 90 desaparecidos no Mar Mediterrâneo nesta terça-feira, 9. Ainda de acordo com a Guarda Costeira, 279 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo 19 mulheres e 17 crianças.

As autoridades costeiras chegaram ao local em que houve o naufrágio, “e, infelizmente, não conseguimos recuperar nem corpos nem sobreviventes na água”, informou o comandante da entidade, Nasr al-Qamond. Os imigrantes estavam em três botes, mas que em um deles, que estava quase todo submerso, apenas 16 pessoas sobreviveram.

Os resgatados foram enviados para a base naval de Trípoli e relataram que há entre “90 e 100 pessoas desaparecidas”. As embarcações partiram da cidade de Khoms na segunda-feira, 8.

Saiba mais
.: Mais de 100 imigrantes desaparecem após naufrágio na Líbia

O acidente aconteceu menos de 24 horas depois que a Guarda Costeira da Líbia ― que após um acordo com a Itália ficou responsável pela patrulha na costa marítima da região ― resgatou outras 135 pessoas em um barco que estava naufragando.

Se o número de mortos na tragédia de hoje for confirmado, já serão 200 os imigrantes que perderam a vida naquela região desde o início deste ano. No dia 6 de janeiro, outra embarcação naufragou ao norte da costa de Trípoli, matando ao menos 64 imigrantes.

No ano passado, de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 3.119 morreram ou desapareceram na travessia no Mar Mediterrâneo, sendo 2.834 mortes só na rota entre Líbia e Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo