Rejin Valson, um funcionário do Aeroporto Internacional de Cochin, dedicou este trabalho ao filho que sua esposa grávida está esperando
Da redação, com Vatican News
A luta contra o novo coronavírus por todo o mundo tem o seu lado ruim, que se refletiu no aumento da pobreza, da miséria. E mesmo após o abrandamento do isolamento social, os empregos, os negócios e a economia não se recuperaram como o desejado.
Restritos à casa e à família, muitas pessoas usaram o tempo extra disponível para a criatividade e para colocar em prática coisas diferentes.
Rejin Valson, de 28 anos, funcionário do Aeroporto Internacional de Cochin, no Departamento de Fogo e Resgate, no estado de Kerala, fez exatamente isso. Ele copiou toda a Bíblia à mão durante os 113 dias de isolamento social imposto pela vigilância sanitária do país.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi ordenou um bloqueio nacional de 21 dias em 24 de março, limitando a movimentação de toda a população de 1,3 bilhão da Índia. Este isolamento foi prorrogado três vezes até 31 de maio, quando o país começou a abrandar o isolamento por meio de fases.
Bíblia inteira em 113 dias
Durante o isolamento social, a jornada de trabalho de Valson, um paroquiano da Igreja de Santo Antônio em Karamuck do Norte, pertencente à Igreja Católica siro-malabar de rito oriental, foi reduzida para 24 horas semanais.
Isso deu a ele de três a quatro horas diárias, que ele usou para escrever à mão os 73 livros que compõem a Bíblia, mas em sua língua nativa malaiala.
Ele cumpriu sua tarefa em 113 dias, nos quais usou 2.275 folhas tamanho A4 e 32 canetas esferográficas. Ele começou transcrevendo o Antigo Testamento no dia 1º de abril e o terminou em 30 de junho. Então, ele deu início à transcrição do Novo Testamento, com seus 27 livros, e os completou no dia 22 de julho.
Encorajado pela família e amigos
Um amigo, Syam Mohan, carpinteiro, ajudou-o a encadernar toda a obra em elegantes painéis de madeira, que juntos pesam mais de 13 quilos.
A esposa de Valson, Choice, que é professora do St. Mary’s College Thrissur, está grávida do primeiro filho do casal, a quem Valson dedicou seus esforços. Ele reconhece o grande apoio que recebeu de sua esposa e sua mãe, dizendo que elas o encorajaram e garantiram que ele não ficasse sobrecarregado com o trabalho em casa, mas se concentrasse apenas na transcrição.
“Só consegui terminar meu trabalho graças às orações fervorosas e ao total apoio de minha família, amigos e pároco”, disse Rejin ao AsiaNews.
De acordo com o pároco da paróquia de Santo Antônio, Pe. Finosh Keettikka, Valson é um membro muito ativo da paróquia. “Ele é membro do Movimento Juvenil Católico de Kerala (KCYM) e ensina catecismo aos domingos”, disse o sacerdote.
Valson apresentou sua Bíblia escrita à mão em sua igreja paroquial em 28 de julho, o dia da festa de Santo Alfonso. Em 31 de julho, o Padre Keettikka acompanhou Valson, sua esposa e mãe para apresentar seu trabalho ao arcebispo Andrews Thazhath e ao bispo auxiliar Tony Neelankavil de Thrissur e receber sua bênção. O volume foi entregue à paróquia.