Paralisados

Na França, greve chega ao sexto dia e leva 800 mil pessoas às ruas

Contra a reforma previdenciária, franceses vão às ruas pelo sexto dia consecutivo; escolas permanecem fechadas

Da redação, com Reuters

Passageiros perdem a paciência com as greves francesas, que chegam o sexto dia / Foto: Reprodução Reuters

Os sindicatos franceses pediram na terça-feira, 10, que os funcionários públicos ajudem a organizar um dos maiores protestos do país em décadas, na esperança de exceder as 800 mil pessoas que trouxeram às ruas na semana passada, em um levante contra as reformas previdenciárias do presidente Emmanuel Macron.

Os passageiros de transportes públicos enfrentaram uma interrupção generalizada enquanto a greve entra em seu sexto dia consecutivo. As escolas estão fechadas em Paris, as companhias aéreas estão cancelando voos e há cortes de energia durante a noite.

Os sindicatos não dão sinais de desistência na guerra para definir como será o sistema econômico, que pretende simplificar mais de 40 planos previdenciários reconhecidos por serem os mais generosos do mundo.

“Sim, uma reforma previdenciária é necessária, mas não precisamos quebrar o sistema. O que Emmanuel Macron propõe é isto”, disse Philippe Martinez, líder de um dos maiores sindicatos da França, CGT, à França 2.

Os sindicatos estão pedindo aos trabalhadores ferroviários, médicos, professores e outros funcionários públicos para pressionarem Macron antes que seu governo divulgue suas propostas na quarta-feira, 11.
A greve está entre as maiores desde 1995, quando o ex-primeiro-ministro Alain Juppe foi forçado a abandonar a reforma do sistema previdenciário após semanas de protestos da indústria, uma derrota da qual nunca se recuperou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo