Diocese de Marília encerrou o Ano de São José tendo como marco a elevação da Paróquia São José-Osvaldo Cruz a Santuário Diocesano
Da Redação, com Diocese de Marília
O encerramento do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco, teve um marco especial na diocese de Marília (SP). A Igreja Matriz de Osvaldo Cruz – paróquia São José – foi canonicamente elevada a Santuário Diocesano em missa presidida pelo bispo de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, na terça-feira, 7.
Seguindo os protocolos sanitários exigidos no momento, o templo ficou repleto de fiéis, de padres e diáconos que acompanharam o momento. Ocasião que o bispo escolheu para enfatizar a figura paterna de São José e, ao mesmo tempo, encorajar os pais de família.
“Hoje, quero destacar a figura de São José! O valor encarnado por ele é a paternidade. São José nos ajuda a compreender o que é necessário para ser um pai de acordo com o plano de Deus”, disse Dom Luiz Antônio. E aconselhou os pais presentes: “a paternidade deve enriquecer-se em relação aos filhos, pela amizade. Como é bom abrir o coração uns aos outros, sem nada esconder”.
Zelo pastoral
Com 300 anos de criação no mundo, há seis décadas, o cuidado pastoral da Paróquia São José em Osvaldo Cruz, agora Santuário Diocesano, está sob a responsabilidade dos padres da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas).
“Partilhamos da alegria e encantamento deste tempo novo de esperançar! Somos Santuário: que bom viver tudo isso; jamais para envaidecer, somente para santificar nossa Congregação, nossa Diocese e os peregrinos que aqui vão chegar!”, ressaltou o missionário passionista padre Rogério de Lima Mendes, pároco e primeiro reitor do Santuário Diocesano.
A celebração contou ainda com a presença do padre Leudes Aparecido de Paula, superior provincial da Congregação e também de dezenas de padres passionistas.