Na catequese, Papa fala da viagem ao Sri Lanka e Filipinas

Canonização do beato José Vaz, no Sri Lanka, e visita à cidade atingida pelo tufão Yolanda, nas Filipinas, foram pontos recordados por Francisco na catequese de hoje

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco recorda junto com os fiéis na catequese sua viagem ao Sri Lanka e Filipinas, realizada na semana passada / Foto: Reprodução CTV

Francisco recorda junto com os fiéis na catequese sua viagem ao Sri Lanka e Filipinas, realizada na semana passada / Foto: Reprodução CTV

A viagem ao Sri Lanka e Filipinas foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 21. O Santo Padre recordou os momentos marcantes vividos em ambos os países, reiterando suas orações pelos povos locais.

Acesse
.: Todas as notícias sobe a viagem do Papa ao Sri Lanka e Filipinas
.: Íntegra da catequese

Francisco disse que sempre levará no coração o acolhimento que recebeu tanto dos srilanqueses como dos filipinos. Do Sri Lanka, ele recordou o momento culminante da visita: a canonização do beato José Vaz, primeiro santo do país.

“Seu exemplo de santidade e amor ao próximo continua a inspirar o apostolado no Sri Lanka. Indiquei São José Vaz como exemplo para todo cristão”.

Durante a visita, o Santo Padre recordou várias vezes que o povo srilanquês sofreu por muitos anos por causa de conflitos civis e agora procura reconstruir a unidade. Do encontro com as autoridades, ele lembrou que enfatizou a necessidade de respeito à dignidade humana a fim de que se alcance a reconciliação.

Esse também foi o tema que caracterizou a visita ao santuário de Nossa Senhora do Rosário em Madhu. “Naquele lugar santo, pedimos à Maria para obter para todos os srilanqueses o dom da unidade e da paz”.

Filipinas

Com relação à visita às Filipinas, maior país católico da Ásia, conhecido pela religiosidade e entusiasmo, Francisco recordou o motivo principal pelo qual quis ir ao país: expressar sua proximidade à população que sofreu com o tufão Yolanda. Ele foi até a cidade de Tacloban, região mais atingida pela catástrofe natural, e lá pôde ver a fé do povo e sua capacidade de reconstrução.

O Papa expressou hoje a satisfação que teve no encontro com as famílias. “As famílias são essenciais para a vida em sociedade”, declarou Francisco, acrescentando uma observação sobre a quantidade de famílias numerosas que existe nas Filipinas e que acolhem cada filho como um tesouro.

“Ouvi falar que as famílias com muitos filhos e o nascimento de tantas crianças estão entre as causas da pobreza. Parece-me uma opinião simplista. Podemos dizer que a causa principal da pobreza é um sistema econômico que tirou a pessoa do centro e ali colocou o deus dinheiro. Um sistema econômico que exclui sempre, as crianças, os idosos, os jovens sem trabalho, e que cria a cultura do descarte que vivemos. Estamos habituados a ver pessoas descartadas. Esse é o motivo principal da pobreza, não as famílias numerosas”.

Já sobre o encontro com os jovens, o Papa disse que quis encorajar o esforço deles para contribuir com a renovação da sociedade, em especial no serviço aos pobres e cuidado com o ambiente.

“Agradeço ao Senhor por esta visita pastoral. E peço que abençoe sempre esses dois países”, concluiu.

Antes da catequese, na Sala Paulo VI, Francisco cumprimenta fiéis presentes / Foto: Reprodução CTV

Antes da catequese, na Sala Paulo VI, Francisco cumprimenta fiéis presentes / Foto: Reprodução CTV

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo