Centenário de Schoenstatt

Movimento de Schoenstatt renova Aliança de Amor com Maria

Mais de 10 mil schoenstattianos, presentes no local do Santuário Original do movimento, renovaram sua Aliança de Amor à Nossa Senhora

Angela Cabel
Enviada especial à Alemanha

Imagem da Mãe Três Vezes Admirável no Santuário Original; Símbolo do Pai (Triângulo dourado no topo da imagem) foi entronizado na Capela / Foto: Site oficial do Movimento

Imagem da Mãe Três Vezes Admirável no Santuário Original; Símbolo do Pai (Triângulo dourado no topo da imagem) foi entronizado na Capela / Foto: Site oficial do Movimento

 O Movimento de Schoenstatt, presente no mundo inteiro, renovou neste sábado, 18, sua Aliança de Amor à Nossa Senhora.

Para os schoenstattianos, essa é a forma original que o movimento possui de viver a aliança batismal. É a “forma como captam os desígnios de Deus e como se unem a Maria para seguir a Cristo”, define o Presidente Geral do Movimento Internacional de Schoenstatt, padre Heinrich Walter, na mensagem final do jubileu.

Os membros do movimento presentes no Santuário Original, na cidade de Vallendar, Alemanha, unidos aos schoenstattianos espalhados em todo o mundo, comemoraram o momento fundante de seu movimento, exatamente às 17h (hora local), com a renovação de sua Aliança de Amor com Maria. Com esse gesto, celebraram os primeiros que anunciaram essa Aliança junto com o fundador, padre José Kentenich.

Mesmo com o calor excepcionalmente quente do outono na Alemanha, a Arena do Santuário Original ficou lotada com mais de 10 mil peregrinos que durante todo o dia não pararam de chegar para participar da Renovação da Aliança.

Depois de cantar ao Espírito Santo e de fazer um momento de silêncio, o enviado do Papa Francisco para o Jubileu do Centenário de Schoenstatt, Cardeal Giovanni Lajolo, proclamou a mensagem do Santo Padre para todos schoenstattianos: “Todos os que selam essa Aliança, declaram-se dispostos a empenhar-se com todas as suas forças pela causa de Deus e, à luz da Fé, configurar juntos o futuro. E fazem-no na certeza de que Maria ajudará para que sejam capazes de viver uma vida cristã no dia-a-dia”.

Como sinal da extensão do Santuário até os peregrinos participantes, a imagem original da Mãe Três Vezes Admirável foi levada até a Arena. Os peregrinos acolheram calorosamente Nossa Senhora, proclamando-a como Rainha da Aliança.

Posteriormente um grupo de 60 pessoas do Movimento Internacional de Schoenstatt, partiram em procissão até a Capela Original para fazer a renovação da Aliança. Eles representavam todos os peregrinos presentes e os que participaram de suas casas.

Além da imagem de Nossa Senhora, a procissão levou o rolo de pergaminho que contém o Documento de Fundação, as assinaturas dos fiéis e o Símbolo do Pai (Olho do Pai), que depois foram entronizados no Santuário pelo padre Heinrich Walter.

O rito da renovação da Aliança teve início com a proclamação do Evangelho de João onde Jesus, do alto da cruz, entrega Maria como Mãe da Igreja (cf. João 19,25-27). Depois de uma breve reflexão, a oração dos fiéis foi rezada em diferentes idiomas e o pergaminho com as assinaturas foi colocado em cima do Altar.

Em espírito de oração os presentes proclamaram juntos, cada um em sua língua, a oração da Aliança de Amor, chegando assim ao momento central de todo o jubileu, momento que foi acompanhado pelo toque de vários sinos.

Em seguida, padre Walter, dedicou algumas palavras aos filhos de Schoenstatt: “O que esteve escondido no coração do Padre Kentenich há 100 anos, hoje se tornou público através de nós. O vínculo do amor se atou mil vezes. É um vínculo forte que conduz os talentos e vocações das culturas e tradições a um atuar em conjunto. É um vínculo inquebrantável entre criador e criatura, entre Deus e os homens, entre começo e eternidade. É um vínculo saudável que une a cabeça e o coração, ideias e vida em harmonia”.

Com isso, padre Walter propôs três pontos como norte para caminhar nesse novo tempo: “escolher o caminho da santidade, viver vínculos fortes e autênticos e estar diante de uma decisão missionária”.

Em vários momentos da cerimônia, houve meditações com a apresentação de vídeos, que procuraram situar os participantes no contexto da origem do Movimento. A celebração terminou com a bênção final dada pelo Cardeal Giovanni Lajolo.

Após a celebração, os presentes participaram de uma festa “open air”, momento musical que alegrou os peregrinos.

Fotos da Celebração do Centenário de Schoenstatt


Fonte: Site oficial do Centenário http://schoenstatt2014.org

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo