Foram apresentadas, esta manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé, duas iniciativas, por ocasião dos 50 anos de morte do Servo de Deus, Pio XII.
A primeira iniciativa consiste num Encontro sobre o Magistério do Papa Pio XII em duas Universidades Pontifícias de Roma: na Lateranense e na Gregoriana, de 6 a 8 de novembro próximo. A segunda será uma exposição fotográfica, intitulada: "Pio XII: o homem e o pontificado" no Braço Carlos Magno, na Praça São Pedro, no Vaticano, de 21 de outubro a 6 de janeiro de 2009.
A coletiva de imprensa foi presidida pelo Reitor da Pontifícia Universidade Leteranense, Dom Rino Fisichella; pelo Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Padre Gianfranco Ghirlanda; pelo Presidente do Pontifício Comitê das Ciências Históricas, Padre Walter Brandmüller; pelo Diretor dos jornal L’Osservatore Romano, Prof. Giovanni Maria Vian; e pelo Presidente da Fundação para os Bens e as atividades Artísticas da Igreja, Giovanni Morello.
Este ano, pelo 50.º aniversário da sua morte, julgou-se oportuno aproveitar para promover algumas iniciativas, como as citadas acima, que levem a um maior conhecimento da figura e da espiritualidade de Pio XII, um Papa que marcou a história da Igreja moderna e guiou a Igreja durante a II Guerra Mundial.
Simpósio sobre Pio XII
Amanhã, ao término da Audiência Geral, o Papa Bento XVI vai receber um grupo de judeus sobreviventes do holocausto, que estão participando, em Roma, de um simpósio sobre Pio XII. Eles querem agradecer, pessoalmente, ao Papa pela intervenção da Igreja Católica, que salvou suas vidas durante a II Guerra Mundial.
O simpósio e o encontro com o Papa estão sendo promovidos pela Fundação "Pave the Way" ("Aplainar o Caminho"), com sede em Nova Iorque, que vai organizar, em Roma, outro simpósio sobre o Pontificado de Pio XII, que se realizará de 15 a 18 de setembro.
Segundo seu presidente, Gary Krupp, a Fundação apresentará ao público uma série de gravações de testemunhos, que mostram as atividades secretas do Papa e de membros da Casa Pontifícia para salvar as vidas de judeus durante a guerra. O simpósio pretende, segundo o Presidente da Fundação, oferecer relatos jornalísticos da época, assim como documentos e testemunhos de pessoas que ainda vivem.
Foram convidadas cerca de 100 pessoas para participar do Simpósio, em sua maior parte líderes religiosos e educativos de comunidades judaicas de todo o mundo; foram convidados também representantes dos mais importantes centros de estudo sobre o holocausto.
"Esperemos", conclui o Presidente da Fundação 'Pave the Way', "que o simpósio ajude a melhorar as tensões entre judeus e católicos sobre a figura de Pio XII".
A Fundação “Pave the Way” dedica-se à promoção da tolerância e da compreensão entre as religiões, através do intercâmbio cultural e intelectual, da realização de gestos de boa vontade e de solidariedade, sobretudo entre a Igreja Católica e o mundo judaico. (MT)