Falecimento

Morre aos 90 anos, Jean Vanier, fundador da Comunidade A Arca

Enfraquecido pelo câncer, Jean Vanier estava hospitalizado em Paris há várias semanas

Da redação, com Site L’Arche

Jean Vanier fundou a comunidade L’Arche, que acolhe pessoas com deficiência mental em todo o mundo / Foto: Site L’Arche

O fundador da Comunidade A Arca (L’Arche), Jean Vanier, morreu na madrugada desta terça-feira, 7, aos 90 anos de idade. A comunidade, que acolhe pessoas com deficiência mental em todo o mundo, também uma sede no Brasil chamada “Arca do Brasil”.

Enfraquecido pelo câncer, Jean Vanier estava hospitalizado há várias semanas no Centro Médico Jeanne Garnier, em Paris.

Segundo o site da comunidade, o anúncio foi feito por Stephan Posner e Stacy Cates-Carney, os dois líderes d’A Arca Internacional: “Jean nos deixou no final de uma longa vida de excepcional fertilidade. Sua comunidade de Trosly, toda a Arca, Fé e Luz, muitos outros movimentos e milhares de pessoas terão sido nutridas por sua palavra e sua mensagem”.

A serviço das pessoas com deficiência mental

Fundador da Arca em 1964, Jean Vanier também foi um dos fundadores do movimento “Fé e Luz” em 1971 e inspirou a criação de muitas outras associações. Pacificador, ele nunca deixou de mostrar a riqueza da vida comunitária e fraterna com os mais frágeis, querendo ajudar as pessoas com deficiência mental a recuperar sua dignidade e o seu lugar na sociedade.

Ele lecionou em todo o mundo por mais de 40 anos e publicou cerca de 40 livros que testemunham a experiência da L’Arche e afirmam o papel essencial das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais humana. “Pessoas com deficiência mental nos dizem como é ser humano”, ele gostava de repetir.

Jean Vanier soube colocar a serviço do mais frágil o poder de sua eloquência, sua inteligência, sua espiritualidade em círculos religiosos ou seculares, profissionais ou políticos, em todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo