Neste domingo, 12, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa em um altar composto por diversas sementes
Jessica Marçal
Enviada especial ao Paraguai
Um altar muito peculiar foi montado para a Missa que o Papa Francisco vai celebrar neste domingo, 12, em Nu Azu, na cidade de Luque, Paraguai. Todo ornamentado com sementes e grãos típicos da região, a obra e fruto do trabalho do artista plástico paraguaio Koki Ruiz.
Coco, milho, abóboras e diversas sementes compõem o altar onde Francisco celebrará a Santa Missa, um dos momentos mais aguardados de sua visita ao Paraguai. A inspiração dessa obra de arte veio da cultura Guarani, que pensa que a terra precisa ser cuidada, conforme explicou Koki.
“A terra é a mãe terra e uma mãe alimenta seus filhos por igual. Então esses frutos da terra representam pão para todos”.
Aproximadamente 20 pessoas trabalharam cerca de dois meses e meio no projeto. A ideia, no entanto, é mais antiga. Em 1992 Koki e sua equipe começaram a trabalhar com arte e religiosidade popular.
Outra curiosidade desse projeto: em cada uma das 200 mil frutas de coco que compõem o altar, há o nome de pessoas e famílias que fizeram um pedido de oração. Elas participaram por meio de uma página do facebook enviando o nome de seus familiares e pessoas queridas.
Às vésperas da celebração, muitas pessoas já visitaram o local para conferir de perto essa obra de arte. O sentimento do artista não poderia ser outro se não a satisfação.
“Me sinto plenamente satisfeito que a obra tenha sido participativa, de que conseguimos ter cada frutinha de coco escrita por alguém, que o povo tenha sentido essa obra como sua. O povo paraguaio sente de uma forma geral que essa é uma obra sua para o Papa. Isso é o maia importante. Em cada coco há fé, alegria, sentimento, esperança”.