Durante seus dias em Roma, Varsen Aghabekian reservou um tempo para visitar crianças palestinas que recebiam tratamento em hospitais italianos e do Vaticano
Da redação, com Vatican News

Varsen Aghabekian, Ministra das Relações Exteriores da Palestina / Foto: Reprodução Reuters
Um dos destaques da visita de Varsen Aghabekian à Itália esta semana foi o encontro na segunda-feira, 1º, com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o fortalecimento da colaboração entre a Santa Sé e a Autoridade Nacional Palestina, em particular no que diz respeito a questões humanitárias urgentes.
Leia também
.: Guerra provoca fuga em massa de quem desistiu de morar em Gaza
Aghabekian é Ministra das Relações Exteriores e Expatriados da Autoridade Nacional Palestina e foi acompanhada pelo Embaixador Palestino junto à Santa Sé, Issa Kassissieh, no Vaticano, na busca por enfrentar a atual crise humanitária em Gaza e na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental.
O Cardeal Parolin teria expressado profunda preocupação com a situação, enfatizando a necessidade urgente de interromper a guerra e permitir a ajuda humanitária, sem nunca deixar de descrever a guerra em curso como uma derrota para a humanidade.
Juntamente com seu homólogo italiano, Antonio Tajani, e outras autoridades italianas, e com a embaixadora palestina designada na Itália, Mona Abu Amara, a ministra das Relações Exteriores da Palestina também visitou alguns menores palestinos hospitalizados no Hospital Umberto Primo, em Roma, e no Hospital Pediátrico Bambino Gesù, no Vaticano, e nos Hospitais Gemelli.
Antes de sua partida, a Ministra Aghabekian disse à Rádio Vaticano/Vatican News que o objetivo de suas visitas aos hospitais era “verificar as crianças e as famílias, para que se sintam mais próximas, para que alguém realmente se importe da nossa parte”.
Foi também uma ocasião, disse ela, para apresentar melhor o Embaixador Abu Amara aos pacientes em tratamento: “Ela os tem visitado, mas pedimos uma coordenação mais estreita entre a Embaixada e o Ministério das Relações Exteriores em questões relacionadas aos pacientes e suas famílias”.
“Concordamos em estabelecer um vínculo mais estreito para que haja melhor coordenação e acompanhamento”, explicou.
A Ministra Aghabekian prosseguiu dizendo que a Itália respondeu à atual crise e emergência “em termos de ajuda humanitária, ajuda alimentar e para trazer os pacientes para cá”.
Reconhecendo que toda ação de solidariedade conta, ela disse: “Há muito mais que é necessário de todos, e o que quer que esteja chegando a Gaza é apenas uma gota no oceano”.