EMERGÊNCIA HUMANITÁRIA

Ministra das Relações Exteriores da Palestina acredita no fim da guerra

Durante seus dias em Roma, Varsen Aghabekian reservou um tempo para visitar crianças palestinas que recebiam tratamento em hospitais italianos e do Vaticano

Da redação, com Vatican News

Varsen Aghabekian, Ministra das Relações Exteriores da Palestina / Foto: Reprodução Reuters

Um dos destaques da visita de Varsen Aghabekian à Itália esta semana foi o encontro na segunda-feira, 1º, com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o fortalecimento da colaboração entre a Santa Sé e a Autoridade Nacional Palestina, em particular no que diz respeito a questões humanitárias urgentes.

Leia também
.: Guerra provoca fuga em massa de quem desistiu de morar em Gaza

Aghabekian é Ministra das Relações Exteriores e Expatriados da Autoridade Nacional Palestina e foi acompanhada pelo Embaixador Palestino junto à Santa Sé, Issa Kassissieh, no Vaticano, na busca por enfrentar a atual crise humanitária em Gaza e na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental.

O Cardeal Parolin teria expressado profunda preocupação com a situação, enfatizando a necessidade urgente de interromper a guerra e permitir a ajuda humanitária, sem nunca deixar de descrever a guerra em curso como uma derrota para a humanidade.

Juntamente com seu homólogo italiano, Antonio Tajani, e outras autoridades italianas, e com a embaixadora palestina designada na Itália, Mona Abu Amara, a ministra das Relações Exteriores da Palestina também visitou alguns menores palestinos hospitalizados no Hospital Umberto Primo, em Roma, e no Hospital Pediátrico Bambino Gesù, no Vaticano, e nos Hospitais Gemelli.

Antes de sua partida, a Ministra Aghabekian disse à Rádio Vaticano/Vatican News que o objetivo de suas visitas aos hospitais era “verificar as crianças e as famílias, para que se sintam mais próximas, para que alguém realmente se importe da nossa parte”.

Foi também uma ocasião, disse ela, para apresentar melhor o Embaixador Abu Amara aos pacientes em tratamento: “Ela os tem visitado, mas pedimos uma coordenação mais estreita entre a Embaixada e o Ministério das Relações Exteriores em questões relacionadas aos pacientes e suas famílias”.

“Concordamos em estabelecer um vínculo mais estreito para que haja melhor coordenação e acompanhamento”, explicou.

A Ministra Aghabekian prosseguiu dizendo que a Itália respondeu à atual crise e emergência “em termos de ajuda humanitária, ajuda alimentar e para trazer os pacientes para cá”.

Reconhecendo que toda ação de solidariedade conta, ela disse: “Há muito mais que é necessário de todos, e o que quer que esteja chegando a Gaza é apenas uma gota no oceano”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo