RETIRADA

Guerra provoca fuga em massa de quem desistiu de morar em Gaza

A guerra entre Hamas e Israel continua a fazer milhares de vítimas. Mais de sessenta e dois mil palestinos perderam a vida, a maioria mulheres e crianças. Nesta quinta-feira, uma imagem impressionou o mundo. Uma fuga em massa de quem desistiu de viver na cidade de Gaza.

Reportagem de Wallace Andrade 
Imagens da Reuters

Um comboio carregado de drama e incertezas. Mais que destruição, a guerra causa pavor nos que deixam a cidade de Gaza. Ninguém mais tem coragem de olhar para trás. “Ontem à noite, eles usaram robôs, pequenos dispositivos controlados remotamente para explodir tudo. Ninguém ficou no local”, relatou o palestino deslocado, Rizk Arandas. 

Palestino se amontou em sucatas de carros motorizados para fugir o mais rápido possível dali. Outros têm apenas carroças com opção de fuga. “Tenho sete pessoas na família. Já fugimos para Khan Younis, no sul. Lá tivemos que fugir quatro vezes dos bombardeios. Depois fomos para Rafa. Quando os tanques entraram em Rafa, tivemos que sair correndo para Nuseirat. Depois voltamos para Gaza e agora estamos fugindo outra vez. Isso nos custa muito”, retomou Rizk. 

Longe dessa dura realidade, 14 países membros do Conselho de Segurança da ONU assinaram declaração conjunta pedindo cessar fogo imediato à libertação de reféns mantidos pelo Hamas e o aumento na ajuda humanitária a Gaza. Só os Estados Unidos não assinaram a declaração. 

O Conselho de Segurança se manifestou depois do forte apelo feito pelo Papa Leão XIV na catequese desta quarta-feira. “Imploro que todos os reféns sejam libertados e que o cessar fogo permanente seja alcançado, a entrada segura de ajuda humanitária seja facilitada e que o direito humanitário seja respeitado e que haja obrigação de proteger os civis e o uso indiscriminado da força e o deslocamento forçado de populações”, clamou o Pontífice.

O confronto entre o Hamas e Israel começou no dia 7 de outubro de 2023. Por causa do conflito, o território de Gás está devastado e cerca de 2 milhões de palestinos estão deslocados. Muitos parecem viver a passagem de Gênesis, capítulo 19, versículo 15, quando os anjos alertam a Ló, dizendo: ‘Levanta-te, toma tua mulher e tuas filhas e sai daqui para que não pereças na injustiça dessa cidade’.

“O que devemos fazer? Pergunta Mohamed: “Ficaremos aqui para morrer, para sermos destruídos? Meus dois irmãos morreram. Minha mãe foi martirizada. Meus primos foram mortos diante dos meus olhos. O que devemos fazer? Continuaremos mudando de um lugar para o outro até que Deus lá em cima olhe por nós”, disse o palestino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo