México: "Venho como missionário da misericórdia", diz Papa

No discurso de boas-vindas à Cidade do México, Francisco destacou o rosto jovem do México como sua principal riqueza

André Cunha, da redação

“Hoje venho como missionário de misericórdia e de paz, mas também como um filho que quer prestar homenagem à sua mãe, a Virgem de Guadalupe, e deixar-se olhar por Ela”, disse o Papa Francisco na cerimônia oficial de boas-vindas à Cidade do México, neste sábado, 13.

O Santo Padre foi recebido pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, no Palácio Nacional. É primeira vez que um Pontífice é recebido neste local, o que significou o carinho do povo mexicano ao Papa Francisco, como disse o Peña Nieto, em seu discurso.

O Papa Francisco destacou o “rosto jovem” do México, indicando-o como a principal riqueza do país, visto que mais da metade da população é composta por jovens.

“Isto permite pensar e projetar um futuro, um amanhã. Isto dá esperança e abertura ao futuro. Um povo rico de juventude é um povo capaz de se renovar, de se transformar; é um convite a levantar o olhar com confiança para o futuro e, ao mesmo tempo, desafia-nos positivamente no presente”, disse o Papa.

.: Leia a íntegra deste discurso do Santo Padre

Francisco também condenou a busca do benefício para poucos em detrimento do bem de todos. Disse que por causa dessa postura, mais cedo ou mais tarde, “a vida em sociedade transforma-se num terreno fértil para a corrupção, o tráfico de drogas, a exclusão das culturas diferentes, a violência e até o tráfico humano, o sequestro e a morte, que causam sofrimento e travam o desenvolvimento”.

Por fim, o Santo Padre expressou sua disposição em percorrer este “belo e grande país” como “missionário e peregrino”, que “deseja renovar convosco a experiência da misericórdia qual novo horizonte de possibilidades inevitavelmente portador de justiça e de paz”.

“E coloco-me sob o olhar de Maria, a Virgem de Guadalupe, para que, por sua intercessão, o Pai misericordioso conceda que estes dias e o futuro desta terra sejam uma oportunidade de encontro, de comunhão e de paz. Muito obrigado!”

Leia também:
.: Histórico: Francisco e Kirill se encontram em Havana
.: Leia a declaração conjunta assinada pelo Papa e o Patriarca Russo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo