Nova oportunidade

México propõe recrutar migrantes de caravanas para trabalhos locais

O governo mexicano ofereceu postos de trabalho para migrantes vindos da América Central

Da redação, com Reuters

Segundo governo mexicano, há empregos para os migrantes de Tijuana / Foto: Reprodução Reuters

Migrantes que estão em Tijuana poderão receber um autorização para visto de trabalho na região sul da fronteira e para não correrem o risco de rejeição e possível deportação de volta à América Central.

O governo mexicano ofereceu esta oportunidade de trabalho aos migrantes e disse que obter o status legal poderá ocupar centenas de vaga de trabalho, muitas delas como “maquiladoras”, pessoas que são designadas para trabalhos em fábricas.

Vários membros da caravana, que deixaram os países da América Central por conta da alta criminalidade, disseram à Reuters que estariam dispostos a permanecer no México em vez de enfrentar a rejeição na fronteira dos Estados Unidos.

O México ofereceu documentos temporários e empregos para os migrantes que se registram para asilo no país, intensificando os esforços para deter o avanço de uma caravana vinda da América Central que irritou Washington.

Condições de higiene entre os migrantes preocupa as autoridades mexicanas / Foto: Reprodução Reuters

Falta de higiene e superlotação

Com a chegada de centenas de migrantes, as condições precárias de higiene aumentaram o temor de uma crise de saúde entre as autoridades mexicanas e os próprios migrantes.

Acampamentos improvisados foram levantados em locais públicos e estradas lotadas em Tijuana. Banheiros químicos ficam a poucos metros de distância de onde os migrantes têm acesso à água e locais em que as crianças brincam.

Em resposta à preocupação de possíveis crises epidêmicas, médicos montaram tendas para fornecer vacinas e ajudar os migrantes que não estejam se sentindo bem.

Serão necessários ao menos seis meses para que os Estados Unidos analise os pedidos de asilo destas pessoas, uma longa espera para as pessoas que já estão lá. E com a notícia de que milhares de migrantes viajando pelo México para a região norte da fronteira, há temores de que a situação fique ainda pior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo