O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) montaram um esquema especial de transportes para atender o público fiel que irá acompanhar os eventos do Papa Bento XVI em sua estadia na capital paulista, entre os dias 9 e 11 de maio.
O planejamento pretende reforçar o número de funcionários nas estações e aumentar o fluxo de trens em todas as linhas do metrô, para que a população possa ser atentida com tranqüilidade. Esse esquema visa organizar o fluxo de pessoas especialmente antes e depois dos dois maiores eventos: o Encontro com os Jovens no Estádio do Pacaembu, na quinta-feira, dia 10, e na Missa de Canonização de Frei Galvão no Campo de Marte, na sexta-feira, dia 11.
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, serão utilizados 42 trens nos períodos de maior movimentação da Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), mais 14 na Linha 2-Verde (Imigrantes – Vila Madalena) e 42 na Linha 3-Vermelha(Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda). Estima-se um intervalo entre cada trem de aproximadamente 1 minuto e meio na Linha 1, cerca de quatro minutos na Linha 2 e menos de um minuto na Linha 3.
Na quarta-feira, dia 09 de maio, as três escadas do metrô que dão o acesso central ao Mosteiro São Bento (onde ficará hospedado Bento XVI) ficarão interditadas para população, por uma questão de segurança. No entanto, as demais alternativas que levam ao Largo continuarão abertas – Anhangabaú, Boa Vista, Ladeira Porto Geral e Rua São Bento.
As linhas do metrô funcionarão durante toda a madrugada do dia 10 para o dia 11 e todo o fluxo de trens estará à disposição do público que irá participar da Missa no Campo de Marte. As estações mais próximas para este evento são a Tietê, Carandiru e Santana.
Os trens da CTPM circularão de uma em uma hora entre a meia noite e as 4 horas da madrugada, podendo variar de acordo com a demanda de pessoas. A segurança do sistema será fortalecida, com o aumento do quadro de pessoas nas estações em 20% (cerca de 260 funcionários).
Para a Missa na Base Aérea do Campo de Marte, entre a meia-noite e às 18 horas, veículos de grande porte, como caminhões, devem procurar rotas alternativas, evitando a Marginal Tietê. De acordo com a previsão de um grande número de pessoas durante o Encontro com a Juventude no Estádio do Pacaembu, que será encerrado por volta das 20 horas, a CPTM pretende prorrogar os intervalos de congestionamento de trens até as 21 horas.