Telegrama

Mensagem do Papa pela morte do Cardel Averry Dulles

O Papa Bento XVI enviou um telegrama ao cardeal-arcebispo de Nova Iorque, Dom Edward Egan, pelo falecimento do cardeal norte-americano Avery Dulles, jesuíta, considerado um dos maiores teólogos do século XX nos Estados Unidos, que faleceu aos 90 anos em Nova Iorque.

Em seu telegrama de pêsames, o Papa destaca "o convincente testemunho pessoal da harmonia entre fé e razão, sobretudo, nos longos anos de ensinamento e pesquisa teológica do cardeal Dulles".

O Papa manifestou seu profundo pesar pelo falecimento do cardeal Dulles, do qual recorda "com imensa gratidão seus profundos ensinamentos e infalível amor pelo Senhor e pela Igreja".

O cardeal Dulles, que faleceu na sua residência, era filho do Secretário de Estado norte-americano durante a administração Eisenhower, John Foster Dulles.

Dom Avery Dulles nasceu em uma família protestante e se declarava agnóstico quando entrou para a Universidade de Harvard. Mas, precisamente naquele Ateneu de Massachusetts descobriu o catolicismo, convertendo-se em 1940. Em 1956 entrou a fazer parte da Companhia de Jesus.

O cardeal dirigiu o Woodstock College e a Catholic University of America e foi autor de mais de 23 livros e 750 artigos. Quando João Paulo II o criou cardeal, em 2001, Dulles tornou-se o primeiro teólogo não-bispo dos EUA a receber a púrpura.Agora, com a sua morte, o Colégio Cardinalício fica composto de 190 purpurados, dos quais 116 eleitores num eventual conclave.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo