Dia das Comunicações

Mensagem da Comissão da V Conferência aos jornalistas

“Uma feliz coincidência fez com que o 41º Dia Mundial das Comunicações Sociais tenha lugar em meio às deliberações da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano no Santuário de Aparecida.

Uma saudação cordial a todos vocês comunicadores e a seus respectivos meios que têm acompanhado tanto a primeira visita de sua Santidade Bento XVI à América Latina como o desenrolar da V Conferência. O mundo inteiro pode seguir de perto o peregrinar do Papa em nossa terra, sua proximidade com todos e sua sintonia com nossas angústias e esperanças.

A V Conferência está caminhando. O seguimento tanto das deliberações como a ocasião para fazer chegar ao mundo os rostos, realidades e realizações das Igrejas locais do continente, é uma tarefa difícil e delicada. São vocês, os comunicadores, os que, com sua dedicação e empatia, têm feito chegar a todos os lugares o que está acontecendo em Aparecida.

A educação é tarefa de todos, como nos recorda o Papa este ano, na sua mensagem pela jornada da comunicação. Também os comunicadores participam desse desafio pela missão de transmitir a verdade e incorporar a comunidade humana. As crianças são o melhor termômetro para medir a capacidade de formar, critica e ativamente, as gerações que surgem. Não abandonem este belo serviço que os faz semeadores da liberdade, da identidade e da comunidade.

É uma tarefa complexa salvaguardar o bem comum. Os donos da indústria, os produtores e a Igreja devemos aprender e ensinar, compartilhar e corrigir políticas e ações que contribuem para desenvolver uma visão positiva da dignidade humana.

Recebam nossa benção e uma oração especial neste dia diante de Nossa Senhora Aparecida.”

Esta foi a mensagem que a Comissão de Comunicação da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe fez aos jornalistas, nesta sexta-feira, dia 18, em Aparecida (SP), por ocasião do 41º Dia Mundial das Comunicações que será comemorado no dia 20 de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo