Descoberta

Manuscrito traz fatos inéditos sobre São Francisco de Assis

Escrito dez anos após a morte do santo, manuscrito inédito sobre São Francisco de Assis será apresentado no próximo dia 11

Da Redação, com Rádio Vaticano

Novidades sobre a vida de São Francisco de Assis serão apresentadas neste mês de junho. O historiador francês Jacques Dalarun descobriu um manuscrito que será apresentado pela primeira vez ao público no próximo dia 11, em Bolonha, na Itália.

“A reprodução digitalizada em alta definição será colocada na internet neste mês de junho, à disposição de mundo inteiro”, disse ele.

O documento descoberto foi escrito por Tomás de Celano dez anos após a morte do santo, ocorrida em 1226. A biografia propõe novas nuances sobre a vida de São Francisco e, em particular, insiste na pobreza vivida por ele, sua conformidade a Cristo e seu amor fraterno por todas as criaturas.

“A horizontalidade da fraternidade franciscana se entende somente na verticalidade da filiação divina. Antes, Tomás de Celano não tinha entendido bem Francisco. Ele o compreende e revela na vida reencontrada, quando diz que Francisco se sentia irmão de todas as criaturas ‘propter unum principium’, razão de um único princípio”, disse ainda o professor.

O historiador francês participará do Festival Franciscano na Praça Maior, em Bolonha, de 25 a 27 de setembro próximo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo