POLÍTICA

Manifestantes intensificam pedidos de impeachment de Yoon Suk Yeol

Milhares de manifestantes se reuniram no centro de Seoul e aumentaram os pedidos para que presindete sul-coreano deixe o cargo

Da redação, com Reuters

Manifestantes sul-coreanos se reúnem e intensificam apelos para que o presidente Yoon, acusado de impeachment, renuncie / Foto: Reprodução Reuters

Dezenas de milhares de manifestantes sul-coreanos se reuniram em Seul neste sábado, 28, intensificando os apelos pela renúncia imediata do presidente Yoon Suk Yeol, que sofreu impeachment.

Grandes grupos de pessoas se reuniram no centro de Seul para agitar bastões de luz, cartazes e balões carregando mensagens anti-Yoon, enquanto gritavam slogans para que Yoon renunciasse.

O Tribunal Constitucional realizará uma segunda audiência na semana que vem para analisar se deve reintegrar Yoon ou removê-lo permanentemente do cargo. O Tribunal tem 180 dias para tomar uma decisão.

O primeiro-ministro Han Duck-soo, presidente interino desde que Yoon foi acusado em 14 de dezembro por declarar lei marcial em 3 de dezembro, foi acusado na sexta-feira, 27, após recusar o pedido dos partidos de oposição de nomear imediatamente três juízes para preencher vagas no Tribunal Constitucional, alegando que isso excederia seu papel interino.

O ministro das Finanças, Choi Sang-mok, que assumiu o cargo de presidente interino enquanto os casos de Yoon e Han são considerados pelo Tribunal Constitucional, também pode enfrentar a remoção se também entrar em conflito com os partidos de oposição.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo