Migrantes

Mais de 30 pessoas morrem em novo naufrágio no Mediterrâneo

O temor das autoridades é que cerca de 500 pessoas estivessem no barco no momento do acidente

Da redação, com Ansa

Na enésima tragédia de imigrantes no Mar Mediterrâneo, um novo naufrágio deixou ao menos 31 mortos nesta quarta-feira, 24.

De acordo com informações do centro operacional da Guarda Costeira da Itália, o acidente ocorreu a 30 milhas da costa da Líbia, na altura do porto de Zuara, e o número de deslocados que estava na embarcação é incerto.

O temor das autoridades é que cerca de 500 pessoas estivessem no barco no momento do acidente.

Três navios que estão próximos ao local da tragédia ajudam no resgate dos imigrantes e dezenas deles foram retirados da água com vida, mas entre os corpos vistos no local, grande parte deles são de crianças.

O fundador da ONG Moas, Chris Catrambone, postou imagens e vídeos dos resgates em sua conta no Twitter. “Não é uma cena de filme de terror, mas uma tragédia da vida real que ocorre às portas da Europa”, escreveu em um dos tuítes. A Moas é uma das entidades que forneceu um barco para ajudar no resgate.

Apesar do número de imigrantes que tentam a vida na Europa atravessando o Mar Mediterrâneo ter despencado na comparação com os dois anos anteriores, na Itália, a situação continua dramática, com dados que aumentam diariamente.

Nesta terça-feira, 23, o Ministério do Interior divulgou um balanço atualizado sobre a quantidade de pessoas que chegaram ao país pela rota marítima. Até o dia 23 de maio, 50.039 imigrantes chegaram à Itália – contra 34.236 que chegaram no mesmo período do ano passado – em uma alta de 46,16%.

Esses estrangeiros vêm da Nigéria (6.577), Bangladesh (5.702), Guiné (4.736), Costa do Marfim (4.498), Gâmbia (3.341), Senegal (3.173) e Marrocos (3.058).
Já os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), com dados até o dia 21 de maio, informam que 1.252 pessoas morreram ou desapareceram na travessia entre o norte da África e a Itália.

Para se ter ideia, a Grécia recebeu 6.395 imigrantes até maio contra os 156.067 que recebeu no mesmo período do ano passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo