Entre as atividades está a participação dos peregrinos na Audiência Geral da quarta-feira, com o Papa Francisco
Kelen Galvan
Da redação, com Opus Dei
Mais de 100 mil pessoas são esperadas para a beatificação de Dom Álvaro Del Portillo, sucessor de São Josemaria Escrivá à frente do Opus Dei.
A cerimônia de beatificação está marcada para o dia 27 de setembro, em Madri, Espanha, e será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.
Madri, a cidade natal de Dom Álvaro, se prepara para acolher os milhares de peregrinos. A expectativa é que pessoas de, pelo menos, 60 países compareçam à cerimônia que será realizada no Parque Valdebebas.
Durante a semana que antecede a celebração, diversas igrejas da capital espanhola poderão ser reservadas pelos grupos de peregrinos para a realização de atos religiosos, como Adoração Eucarística e a Santa Missa.
As celebrações continuam em Roma
De acordo com o comitê organizador da beatificação, em Roma, também haverá vários eventos entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, entre os quais uma Missa de ação de graças e um encontro com o Papa Francisco.
Uma novidade, é que os fiéis que estiverem em Roma poderão visitar os restos mortais de Dom Álvaro pois, nesses dias, eles serão trasladados da Igreja de Santa Maria da Paz para a Basílica de Santo Eugênio.
Ali, no pátio da basílica haverá uma exposição sobre a vida do novo beato, com destaque para as obras sociais e educativas que ele impulsionou em diversos países.
Na ocasião, será realizada uma campanha de coleta de donativos para o desenvolvimento de três projetos sociais voltados para a mulher e para a infância na África, que surgiram do desejo de Dom Álvaro, assim como para a criação de uma bolsa para sacerdotes africanos que estudam em Roma.
Missa e audiência com o Papa
No dia 30 de setembro, serão realizadas duas Missas em ação de graças pela beatificação de Dom Álvaro, uma será na Basílica de São João de Latrão e outra na Santa Maria Maior.
E no dia 1º de outubro, os fiéis poderão participar da Catequese com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, como forma de manifestar sua união ao Sucessor de Pedro e seu agradecimento pela beatificação.
Por fim, no dia 2 de outubro, aniversário de 86 anos da fundação do Opus Dei, haverá uma Adoração Eucarística na Basílica de Santo Eugênio, seguida por uma bênção com a relíquia do Beato Álvaro. As celebrações terminam com o traslado do corpo do novo beato de volta à Igreja de Santa Maria da Paz.
Mais informações no site oficial da beatificação: www.alvaro14.org