"Deus é amor"

Livro-comentário aborda compromisso social de "Deus caritas est"

Roma acolheu a apresentação de "Deus é amor – Comentários à Encíclica de Bento XVI", uma iniciativa editorial da Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), na qual catorze professores, seguindo o documento papal, ajudam a entender como deve ser o compromisso da Igreja e, portanto, dos leigos cristãos na vida pública.

Foi necessário um ano de trabalho e reflexão para oferecer à Igreja e à sociedade com este volume algumas considerações acadêmicas e pastorais sobre o aspecto mais profundo da tradição cristã manifestado na primeira encíclica do atual pontífice, "Deus caritas est".

O livro quer ser também uma homenagem ao Pastor da Igreja universal em seu octogésimo aniversário, a quem, coincidindo com a data, os autores fizeram chegar um exemplar.

A igreja nacional espanhola de Santiago e Montserrat, na capital italiana, acolheu, em 22 de junho passado, a apresentação deste Comentário em um concorrido ato, presidido pelo reitor do templo, Dom José Luis González Novalín, e pelo decano da Faculdade de Teologia da UPSA, Gonzalo Tejerina, acompanhados pelo diretor do Serviço de Publicações da citada universidade espanhola, o catedrático Angel Galindo García.

Representantes de diferentes universidades e dicastérios romanos, entre outros assistentes, conheceram a iniciativa da Faculdade de Teologia de Salamanca de querer comentar a encíclica no âmbito acadêmico, com este livro. 

Esta finalidade tem como ponto de partida o objetivo de toda a Encíclica, ou seja, o valor teológico e ético da opção fundamental: "Cremos no amor de Deus", explica o professor Galindo, por isso, os dois eixos da Encíclica e do Comentário se concretizam em "duas dimensões úteis para entender como deve ser o compromisso da Igreja e, portanto, dos leigos cristãos na vida pública".

De fato, é significativa a capa escolhida para o volume: São Martin de Tours e o mendigo, para recordar os heróis e testemunhas da caridade mencionados expressamente no final da encíclica. "Deus é amor" – Comentários à Encíclica de Bento XVI "Deus caritas est" se abre com uma reflexão de Dom Ricardo Blázquez, atual presidente da Conferência Episcopal espanhola.

As sucessivas colaborações refletem sobre a unidade das duas partes da encíclica e a riqueza de conteúdos que oferecem à reflexão acadêmica e à práxis pastoral.

O volume já foi traduzido ao português. Mais informações em www.upsa.es e www.publicaciones.upsa.es.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo