Reforma e renovação da Congregação

Legionários de Cristo publicam comunicado sobre mudanças

Congregação, que passa por análise da Santa Sé há três anos,  terá mudanças significativas em sua estrutura e formação

Liliane Borges
Da Redação

Legionários de Cristo publicam comunicado sobre mudanças

Capítulo Geral Extraordinário aconteceu na sede da Instituição em Roma / Foto: Site Oficial da Congregação

A Congregação dos Legionários de Cristo publicou um comunicado sobre o resultado do Capítulo Geral extraordinário da instituição. O Capítulo realizado durante todo o mês de janeiro faz parte de um processo de revisão,  iniciado há três anos.

A reunião foi presidida pelo representante do Papa, Cardeal Velasio De Paolis, que está acompanhando a congregação no caminho de reforma e mudanças, após a intervenção da Santa Sé e investigação do comportamento do fundador dos Legionários, padre Marcial Maciel, falecido em 2008.

“Consideramos os comportamentos gravíssimos e objetivamente imorais do Padre Maciel que mereceram as sanções que no seu momento a Congregação para a Doutrina da Fé justamente lhe impôs”, destaca o comunicado ao confirmar a veracidade das denúncias feitas contra o fundador.

O Capítulo Extraordinário informou que todas as denúncias – abuso sexual de seminaristas, problemas financeiros, dependência de medicamentos – foram analisadas detalhadamente. O Comunicado destaca que, em todos os casos, as vítimas foram ouvidas e recebem acompanhamento, assim como o devido compromisso pelos danos morais.

A Congregação destaca ainda que os erros do fundador não podem encerrar uma obra criada por Deus, e, portanto, profundas reformas foram feitas, de modo a dar continuidade a instituição. Além de reformas estruturais e financeiras, mudanças no carisma, no exercício da autoridade e formação foram realizadas.

“Devido a esses fatos e situações, nossa congregação religiosa poderia ter desaparecido se não nos tivesse acompanhado a misericórdia de Deus e o amparo maternal da Igreja, expressada através das decididas intervenções de Sua Santidade o Papa Bento XVI”, destaca comunicado.

Segundo a Instituição, Bento XVI considerou que a Legião de Cristo, em termos gerais, era uma comunidade sã, mas que deveria fazer correções. Portanto, se fez necessária uma “renovação autêntica e profunda”, que agora está sendo acompanha pelo Papa Francisco.

“Nas próximas semanas das reuniões capitulares concluiremos a revisão das nossas constituições para submetê-las à aprovação da Santa Sé e estabeleceremos prioridades e orientações para seguir com uma esperança renovada o caminho que a Igreja nos marcou”, destaca a nota que conclui agradecendo a todos que acreditam na Instituição.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo