Washington prometeu fornecer garantias de segurança para Coréia do Norte
Da redação, com Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, encontraram-se nesta terça-feira, 12, em Singapura, e se comprometeram a trabalhar pela completa desnuclearização da península coreana. Washington, por sua vez, prometeu garantias de segurança para seu antigo inimigo.
A declaração conjunta assinada no final da cúpula, porém, deu poucos detalhes sobre como a meta seria alcançada. Trump disse esperar que o processo de desnuclearização comece “muito, muito rapidamente”. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e autoridades norte-coreanas realizariam as negociações de acompanhamento “o mais cedo possível”, disse o comunicado.
O documento também não menciona as sanções internacionais que prejudicaram a economia da Coreia do Norte em seu programa de armas nucleares.
Também não houve qualquer referência para finalmente assinar um tratado de paz. A Coréia do Norte e os Estados Unidos estavam em lados opostos na Guerra da Coreia, de 1950-53, e tecnicamente ainda estão em guerra, já que no conflito, em que milhões de pessoas morreram, houve apenas uma trégua.