Encontro da juventude movimenta Turim (Itália), cidade onde nasceu a obra de Dom Bosco
Lízia Costa
Enviada especial a Turim (Itália)
Os salesianos vivem a expectativa da celebração do bicentenário de Dom Bosco, e para festejar a data não poderia faltar a juventude. Reunidos num dos principais parques de Turim (Itália), jovens de várias partes do mundo participam do Encontro da Juventude Salesiana, o SYM Dom Bosco. O evento reúne cerca de cinco mil jovens que pertencem, em seus países, às obras salesianas.
Veja também:
.: Jovens celebram Bicentenário de Dom Bosco em Turim
.: Outras notícias sobre Dom Bosco
As atividades são intensas, seguem um pouco do ritmo de uma Jornada Mundial da Juventude. Pela manhã, momentos com música, teatro, testemunhos, oração e Missa. Na parte da tarde, os jovens saem do local do encontro e seguem pelas ruas de Turim para fazer os caminhos de Dom Bosco na cidade. Uma forma de experimentarem a força do carisma que continua vivo nas obras de Dom Bosco.
Um dos pontos principais da visita é Valdocco: local onde o pai e mestre da juventude começou oficialmente seu oratório. Os jovens, em Valdocco, vivem uma experiência forte ao tocar na historia de Dom Bosco, através de visitas à casa onde morava o santo, seu quarto, capela onde celebrava, relíquias, fotos e seu túmulo. Segundo Larissa Cristina, de Goiás (Brasil), a experiência de conhecer a casa de Dom Bosco, e de caminhar pelo pátio onde brincava com seus jovens é inexplicável. “Gostaria que todas as pessoas que amam o carisma salesiano pudessem visitar Valdocco. Aqui nossa missão recebe um novo vigor”.
Emocionante também para o angolano Gabilson Antônio, que afirmou querer levar a experiência vivida em Turim para os jovens de seu país. “Eu tive a oportunidade de vir e agora desejo levar esse ardor que senti aqui para eles”.
O conselheiro salesiano para a pastoral juvenil, padre Fabio Attard, disse que os jovens não encontram em Dom Bosco apenas um modelo a seguir, mas também uma proposta a ser vivida. “A juventude reunida neste encontro é chamada a mais que uma alegria momentânea, mas ao seguimento de Jesus, porque é esta a proposta Cristã, a de uma vida missionária.
O encontro segue ate domingo, 16, quando será celebrada a Missa de encerramento do Bicentenário de Dom Bosco.