Um grupo de 70 alunos e ex-alunos maristas embarcará na I Peregrinação de Jovens Maristas aos locais de origem do Instituto Marista
Da redação, com Rádio Vaticano
De 26 de julho a 9 de agosto, um grupo de 70 alunos e ex-alunos maristas embarcará na I Peregrinação de Jovens Maristas aos locais de origem do Instituto Marista. No roteiro constam cidades como La Valla, Lyon, Marlhes (França), além de L’Hermitage, onde o próprio padre Marcelino Champagnat construiu uma casa marista a partir de um terreno rochoso.
O objetivo é propiciar a vivência dos jovens participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) nos lugares fundamentais para os Maristas.
A peregrinação reúne alunos das unidades de ensino Marista (colégios, universidade e ensino profissionalizante), além de educandos da Rede Marista de Solidariedade. Também embarcam na missão colaboradores e Irmãos Maristas.
Os preparativos começaram há um ano quando os peregrinos, por iniciativa própria, decidiram conhecer os locais por onde Marcelino Champagnat iniciou o Instituto Marista, há quase 200 anos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a Casa Geral Marista, em Roma, assim como o Vaticano.
Celebração
A proposta de organizar o primeiro grupo de peregrinos jovens para conhecer os locais de origem do Instituto, que também pretende percorrer outros espaços significativos, como Taizé e Paris, na França, surgiu em alusão aos 10 anos da Pastoral Juvenil Marista (PJM), que visa estabelecer um processo de formação integral que desenvolva os aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma marista, do protagonismo juvenil e da intervenção na sociedade.