7º encontro europeu de jovens

Jovens homenageiam vítimas dos atentados em Barcelona

Homenagem será durante o encontro europeu de jovens, que começa hoje na Espanha

Da Redação, com Agência Ecclesia

Começa nesta sexta-feira, 25, em Barcelona, Espanha,  o 7º encontro europeu de jovens ligados à Comunidade de Sant’Egidio, reconhecida pelo seu papel junto dos mais pobres e desfavorecidos, também pelo seu empenho a favor da paz no mundo. No âmbito do evento, será realizada uma homenagem às vítimas dos recentes atentados ocorridos em Barcelona

Durante três dias, os participantes serão desafiados a várias atividades, com destaque para esta sexta-feira à tarde. A partir das 18h (hora local), os mais novos vão colocar flores e ler um apelo à paz em memória das vítimas desses recentes ataques terroristas ocorridos em Ramblas e em Cambrils, que fizeram 15 mortos e mais de uma centena de feridos.

“Dado que este encontro acontece apenas alguns dias após o terrível ataque que atingiu Barcelona, é urgente reforçar esta construção de um futuro de paz”, frisa a organização católica.

Esta ação promovida pelos “Jovens pela Paz” vai ter lugar no cruzamento entre a Rambla e o Hospital da cidade condal.

Leia também
.: Missa em Barcelona recorda vítimas dos atentados
.: Bispos da Catalunha condenam atentados em Barcelona

O tema desta sétima edição do evento, na cidade espanhola, será “Mais juventude, mais paz”, e estão inscritos mais de 500 jovens. “Será uma oportunidade para os jovens construírem uma visão de paz, que é expressa através da solidariedade com os pobres, da alegria de convivência, da amizade entre as diferentes gerações e do serviço aos refugiados”, refere a nota da Comunidade de Sant’Egidio.

 

Comunidade de Santo Egídio

 

A Comunidade de Santo Egídio foi fundada no bairro de Trastevere, em Roma, Itália, por Andrea Riccardi, professor de história contemporânea, em 1968.

Trata-se de um organismo reconhecido pela União Europeia e pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), pelo trabalho em prol dos direitos humanos e da paz, a nível internacional.

Em 2014, a comunidade católica recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian pela sua ação em favor da paz no mundo e junto dos mais pobres.

Ao longo dos anos, já desempenhou um papel essencial na resolução de vários conflitos, como a guerra civil em Moçambique, onde participou nas negociações que levaram à assinatura do Acordo Geral de Paz entre Frelimo e Renamo, em Roma, em 4 outubro de 1992, após 16 anos de conflito.

Os encontros europeus de jovens para a paz começaram há seis anos, organizados pela Comunidade de Sant’Egidio, e têm sido um ponto de referência para muitos estudantes do ensino secundário e universitário.

“Muitos destes jovens, ao longo do ano e em toda a Europa, participam ativamente na construção de Paz nas suas cidades com a Comunidade de Sant’Egídio, nas Escolas de Paz, com os idosos, com os sem-abrigo e os refugiados, pois através desta amizade com os pobres, os jovens descobrem a importância da solidariedade com todos para construir a paz”, salienta o organismo católico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo