O responsável pela organização do Encontro do Papa com os Jovens, Dom Tomé Ferreira da Silva, divulgou nota com recomendações sobre a ocasião. “Queremos acolher bem a todos os jovens que se deslocarão para São Paulo para o encontro do Santo Padre o Papa Bento XVI com a juventude. Por isso oferecemos estas informações úteis”, diz Dom Tomé.
Sobre as expectativas para receber Bento XVI, Dom Tomé afirmou: “A Arquidiocese de São Paulo, através da Secretaria Executiva e da Equipe responsável pelo encontro do Santo Padre com os jovens, tem a maior alegria de recebê-lo em São Paulo, cidade plural e bela. Seja bem vindo!”.
A seguir, o aviso oficial sobre o evento:
Encontro do Papa Bento XVI com os Jovens
Quando e onde será o encontro?
Será no dia 10 de maio, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, às 18h
Quem participa?
Dentro do estádio participarão 40 mil jovens indicados e credenciados por 204 dioceses do Brasil e representantes dos seguintes países da América: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Honduras, México.
Na Praça Charles Muller, diante do Estádio, através de telões, a participação é livre. Trinta e seis dioceses não enviarão representantes. Vinte e nove dioceses não confirmaram a participação.
Como chegar ao Pacaembu?
Sugerimos uma consulta às orientações e mapas da CET São Paulo, que se encontram no site da visita do Papa. Nas imediações do Estádio, o trânsito sofrerá mudanças.
Não será possível chegar ao local do evento de carro ou de ônibus. O melhor modo será o uso do metrô, descendo na estação Clínicas. Os ônibus fretados devem estacionar em local apropriado no Center Norte, os jovens devem seguir de metrô para o Pacaembu.
A que horas serão abertos e fechados os portões do Pacaembu?
Os portões serão abertos às 11h e fechados às 17h. Os jovens portadores de credenciais deverão estar dentro do Estádio impreterivelmente até as 17h. Não será possível a acolhida dos retardatários.
O jovem poderá escolher o lugar para ficar dentro do Estádio?
Não. No seu cartão magnético estará indicado o número do portão de entrada e o setor que está reservado para a sua diocese ou para o seu grupo.
O jovem credenciado que perdeu ou esqueceu o ingresso poderá entrar no estádio?
Não, pois o ingresso é um cartão magnético que destrava automaticamente as catracas de acesso ao Estádio.
O que acontecerá antes da chegada do Papa ao Estádio?
A partir das 15h haverá um “Pré-evento”, com momentos de oração, reflexão e apresentação de algumas bandas católicas, que também será transmitido para a Praça Charles Muller, através de telões.
Qual é a estrutura do Encontro do Papa com os jovens?
a) Introdução: acolhida do Papa na Praça Charles Muller e no Estádio; Dom Odilo Pedro Scherer saúda o Papa e os jovens; Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar de Campo Grande e Assessor da CNBB para o Setor Juventude, saúda o Papa e os jovens, mostrando a importância e a natureza do evento; um jovem dá as boas-vindas ao Santo Padre.
b) Primeira parte: Apresentação ao Santo Padre da natureza brasileira, através de duas canções e projeção de imagens dos diversos biomas do país.
c) Segunda parte: Cinco jovens apresentarão ao Papa a realidade da juventude no Brasil, destacando os temas: Igreja, Educação, Trabalho, Exclusão Social e Trabalho das ONGs com os jovens.
d) Terceira parte: Através de uma coreografia, será mostrada ao Santo Padre a beleza e a riqueza da cultura brasileira, fazendo uso da música e da dança.
e) Quarta parte: Este é o momento central, pois é a hora da escuta da Palavra de Deus e da Palavra do Papa.
f) Conclusão: Dois cantores católicos cantarão com os jovens abrindo o momento das preces e da bênção final.
Qual a previsão para a duração do Encontro do Papa com os jovens?
O evento está programado para durar duas horas, devendo terminar às 20h.
Há um tema central para o evento?
Sim: “Jovem, discípulo e missionário de Jesus Cristo”, acolhendo a inspiração do tema da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe.
Os jovens poderão permanecer no Estádio após o evento?
Não. Após o término do evento o Estádio será fechado. Caso desejem, os jovens poderão seguir para o Campo de Marte, onde haverá uma vigília em preparação para a Santa Missa, durante a qual será Canonizado o Frei Galvão.
Haverá alimentos e água para os jovens no Estádio?
O Estádio dispõe de algumas lanchonetes que estarão funcionando. Não será permitida a entrada de vendedores ambulantes. Caso deseje, traga o seu lanche e sua reserva pessoal de água.
Haverá hospedagem para os jovens?
Conforme orientação já enviada às dioceses, não será possível providenciar hospedagem. Há no site da visita do Papa uma série de sugestões de possíveis lugares para hospedagem. O contato deve ser feito direto com a instituição.
Os jovens poderão usar uma identificação da sua diocese ou grupo?
Sim. Até seria muito bom que os diversos grupos estivessem com alguma identificação comum como camiseta ou boné. Mas a identificação especial não é obrigatória.
Os jovens poderão entrar no Estádio com faixas e cartazes?
Sim. Os grupos podem trazer faixas e cartazes de saudação ao Santo Padre.
Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo