Santa Sé

Jornalistas que vazaram documentos estão sob investigação

Notícia sobre investigação foi dada pelo Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé

Da redação, com Rádio Vaticano

Os jornalistas Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, autores dos dois livros escritos a partir do vazamento de documentos confidenciais da Santa Sé, estão sendo investigados. A notícia foi oficializada nesta quarta-feira, 11, por Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Documentos confidenciais

“A gendarmaria vaticana, em qualidade de polícia judiciária, já havia assinalado à magistratura vaticana a atividade desempenhada pelos jornalistas Nuzzi e Fittipaldi como possíveis culpados do reato de divulgação de notícias de documentos reservados, previsto pela lei”.

Padre Lombardi explicou que “na atividade instrutória, a magistratura adquiriu elementos evidentes do reato dos dois jornalistas que, por isso, estão sob investigação”.

Padre Lombardi diz ainda que “estão sendo examinadas também a situação de pessoas que por razões de ofício, podem ter cooperado na obtenção de documentos reservados”.

Colaboração continua

A Sala de Imprensa divulgou ainda um comunicado que esclarece que outros documentos divulgados, desta vez sobre o Patrimônio da Santa Sé, cujo conteúdo é “parcial e impreciso”. A Administração do Patrimônio, declara a nota, “sempre colaborou com os organismos competentes e continua a desempenhar suas atividades no respeito da normativa vigente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo