window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Reconhecimento

João Paulo II ganhará "Cidade Papal" em Cracóvia

Está em construção, na periferia de Cracóvia, um novo memorial em homenagem ao Papa João Paulo II. O complexo ocupará o lugar onde se localizava a fábrica ‘Solvay’, na qual o jovem Karol Wojtyla trabalhou como operário.

Além do monumento, serão erguidos também uma igreja, um museu multimídia, um instituto de pesquisa e documentação, um centro de congressos para a formação ao voluntariado, uma casa para retiros e enfim, uma estrutura de acolhimento com casa para peregrinos e acampamento. Mais do que um museu, será uma "Cidade Papal".

Uma grande cruz de aço foi colocada diante do canteiro. As obras tiveram início em outubro passado, em coincidência com o trigésimo aniversário da eleição de Wojtyla como pontífice. O Cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo local e ex-secretário particular de Papa Wojtyla, presidiu uma solene cerimônia. Em entrevista ao jornal dos bispos italianos, 'Avvenire', o cardeal disse que "será uma maneira de encontrarmos novamente João Paulo II".

"A idéia de um memorial, explica o cardeal, "nasceu de uma necessidade do coração, do sentimento de profunda gratidão por tudo o que fez pela Igreja e pelo mundo. Não será apenas um local de recordação, mas também uma sede de pesquisas e aprofundamento dos ideais e ensinamentos de João Paulo II. Os visitantes terão a chance de viver tudo isso participando de encontros, conferências, orações e exercícios espirituais".

O objetivo do centro será promover a espiritualidade e a cultura de Karol Wojtyla, tornando-se um estímulo para a nova evangelização. "Será um lugar de acolhimento para todos, um lugar privilegiado para a defesa dos direitos do homem, da liberdade dos povos e da sacralidade da vida. Em síntese, conclui o arcebispo de Cracóvia, será uma casa na qual encontrar-se fraternamente em nome daquele que foi por 27 anos o "Pedro de nossos tempos".

As obras do memorial devem terminar em 2013.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo