Solidariedade

Itália: voluntários criam site que facilita acolhida de refugiados

A iniciativa é semelhante à criada na Alemanha no ano passado e tem por objetivo auxiliar no processo de inclusão social

Da redação, com News.va

Um grupo de voluntários e estudantes criou um site para fornecer serviço de acolhimento, em casas de famílias, aos refugiados que solicitam asilo na Itália.

O site Benvenuti rifugiati (Bem-vindos, refugiados) é uma iniciativa semelhante à criada na Alemanha no ano passado e tem por objetivo auxiliar no processo de inclusão social. Dessa forma, a plataforma incentiva a inserção do refugiado num modelo de família, contribuindo para o aprendizado do idioma, na procura de um trabalho e até de uma residência.

Assistência completa

Em entrevista à Rádio Vaticano uma das fundadoras do portal, Germana Lavagna, afirmou que não se trata apenas de uma ferramenta on-line para o aluguel em acomodações residenciais, como o conhecido site internacional Airbnb, mas de uma projeto que garante assistência completa e uma orientação para o processo de interação.

“Esta é uma ação que exige responsabilidade. Não é apenas um impulso emotivo, mas é algo que requer um mínimo de empenho. Enquanto o solicitante continuar a fazer parte da associação que o acolheu, o acompanhamento legal, de saúde, cursos profissionalizantes de italiano ficam sempre a cargo dessa associação”.

Acolhida humana

Ainda em período experimental, o site promove uma mudança cultural para esse fenômeno da migração. O número de refugiados e imigrantes que chegaram por terra e mar à União Europeia ultrapassou 1 milhão neste ano, enquanto mais de 3.600 morreram ou desapareceram. A informação é agência de refugiados da ONU e a Organização Internacional para as Migrações. Leia mais

“Estamos profundamente convencidos que esta é chave para dar uma acolhida humana, calorosa,  relacional e para facilitar todo o processo seguinte, porque, em nossa opinião, da acolhida, do momento em que se chega a um país, de como se é recebido, depende muito do que ocorre em seguida, por meio dos processos de inclusão e interação”, ressaltou.

O site Benvenuti Refugiati pode ser acessado pelo endereço refugees-welcome.it.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo