Velho continente

Bispos cobram mais respostas a refugiados na Europa

Para os bispos europeus, é preciso dar mais passos na integração dos refugiados que buscam asilo no Velho Continente

Da redação, com Agência Ecclesia

A Comissão dos Bispos da Comunidade Europeia (COMECE) disse que é preciso dar mais passos na integração dos refugiados, numa altura em que faltam respostas para a crise atual no continente.

Em comunicado enviado à Agência Ecclesia, nesta sexta-feira, 18, a organização saúda as conclusões saídas do último Conselho da Europa, nesta quinta e sexta-feira, em que os líderes dos 28 estados-membros comprometeram-se a acelerar os processos de acolhimento e realojamento dos refugiados.

Leia também:
.: Número de refugiados e deslocados em 2015 deve ultrapassar 60 milhões

No entanto, a COMECE “lamenta que os responsáveis dos países da União Europeia não tenham sido encorajados a uma resposta mais efetiva no que toca à integração das pessoas que buscam refúgio” no Velho Continente.

Para abordar esta questão, o presidente da COMECE, cardeal Reinhard Marx, apontou para o início de 2016 “um encontro com bispos de alguns dos territórios de origem, de passagem e de destino dos refugiados e migrantes”.

“Um encontro que terá como objetivo coordenar e avaliar novas medidas e ações no terreno, em matéria de integração”, refere a mesma nota.

Para Dom Reinhard Marx, é fundamental “encorajar as autoridades públicas, a sociedade civil e as comunidades católicas nos respectivos países”, no sentido de “fortalecer a solidariedade para com os mais necessitados”.

“Este espírito de vizinhança, de acolhimento, de amor para com os outros é um imperativo para nós cristãos”, frisa o presidente da COMECE.

O responsável aponta ainda o Jubileu da Misericórdia como “uma excelente ocasião para sublinhar que quem cuida dos outros está também a acolher a Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo