Norte da Faixa de Gaza

Israel adverte palestinos de Gaza a deixarem suas casas

Durante a madrugada desta quarta-feira, 16, militares israelenses advertiram cerca de 100 mil moradores da região norte da Faixa de Gaza a abandonarem suas casas devido aos novos bombardeios

Da Redação, com Rádio Vaticano

Israel Faixa de Gaza bombardeios

Os bombardeios, do atual conflito, já duram nove dias / Foto: Ajuda à Igreja que Sofre

Durante a madrugada desta quarta-feira, 16, militares israelenses advertiram moradores da Faixa de Gaza a deixarem suas casas devido aos ataques ao Hamas. Segundo imprensa local, mais de 100 mil moradores palestinos foram convocados, por parte de Israel, a fugir de Gaza, o que indica que os bombardeios serão intensificados.

O prazo para que os moradores abandonem suas casas foi marcado para às 7h desta manhã (horário local). Na noite passada, um míssel foi disparado por Israel à Faixa de Gaza, com o objetivo de atingir líderes do Hamas. Cerca de 200 pessoas foram mortas desde a retomada dos conflitos na última semana.

O primeiro-ministro israelense,  Benjamin Netanyahu, informou, nesta terça-feira, 15, que irá estender e intensificar os ataques aos líderes islâmicos após a negação, por parte do Hamas, de um cessar-fogo proposto pelo Egito.

Israel informou ter feito uma pausa de seis horas, porém, não foi respeitada pelo Hamas, que atingiu, com bombardeios, a cidade portuária de Eilat, no Mar Vermelho, demonstrando, assim, ser capaz de atingir todo o território de Israel, a partir do norte, na fronteira com o Líbano, e no sul, na fronteira com o Egito e Jordânia.

Os ataques foram imediatamente respondidos por Israel que atingiu algumas bases do Hamas, mas também residências de civis, agravando a crise humanitária. Neste nono dia de conflito, os hospitais da Faixa de Gaza enfrentam graves problemas com o número de feridos. Centenas de pessoas estão desabrigadas, após terem as casas destruídas por mísseis israelenses.

Nesta tarde, o presidente palestino  Abu Mazen irá ao Cairo, Egito,  para uma reunião com diplomatas que tentam negociar o cessar-fogo. O líder israelense, Netanyahu afirmou que estará aberto à negociações.

Leia também
.: Papa Francisco volta a pedir a paz no Oriente Médio
.: Cáritas de Jerusalém pede fim de “banho de sangue” na região

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo